Soja: Com previsão de chuvas nos próximos dias, produtores devem estar atentos à ferrugem no PR
No estado do Paraná, o comportamento do clima preocupa os produtores rurais devido a ausência de chuvas na primeira quinzena de dezembro. Estes agricultores já haviam enfrentado problemas no início da safra 2017/18, quando os excessos hídricos se faziam presentes.
Agora, as chuvas estão retomando de forma gradativa, porém ainda de forma irregular. O gestor da área de produção sustentável de grãos da Emater/PR, Nelson Harger, destaca que as previsões indicam chuvas intensas de até 150 mm para as próximas semanas.
A atual safra apresenta perdas pontuais e é desuniforme. Além disso, os produtores podem ter problemas com a incidência das pragas, em especial a ferrugem, já que os cultivos estão em fase reprodutiva e podem ficar comprometidos.
“Nós já sabemos que a ferrugem está presente na região Oeste e Sudoeste e com alguns focos na parte Noroeste do estado. É um momento que nos preocupa bastante, pois as condições são favoráveis para o aparecimento da doença. Os produtores devem ficar muito atentos, pois os trabalhos de campos podem ficar comprometidos devido ao clima úmido”, afirma Harger.
O especialista explica que no primeiro trimestre de 2018, com a configuração do La Niña, as chuvas ficarão dentro da média ou ligeiramente abaixo do que é esperado para a época. A atenção dos produtores deve ser com a distribuição das chuvas. “Podemos ter alguns problemas com o milho safrinha caso não haja chuvas no período de plantio. Por isso, esta safra terá maiores riscos”, completa.