Soja em Chicago reage forte com USDA, mas devolve boa parte dos ganhos no final da sessão

Publicado em 10/04/2018 16:56
Relatório do USDA é considerado neutro pelo mercado e foco agora se volta para o clima ao longo da nova safra americana de soja. Não pode ter falhas

Nesta terça-feira (10), os preços da soja reagiram na Bolsa de Chicago (CBOT) após a divulgação do novo relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mas encerraram apenas com pequenos ganhos de dois a três pontos nos principais vencimentos.

Ginaldo de Sousa, diretor da Labhoro Corretora, destacou que a queda de apenas 5 milhões de bushels dos estoques americanos criou um cenário que foi considerado neutro para a soja, bem como para o milho, enquanto foi baixista para trigo e óleo.

Com uma venda de 120 mil toneladas de soja dos Estados Unidos para a Argentina, o mercado também começou a colocar no radar a possibilidade de os sul-americanos demandarem a safra norte-americana. A safra argentina, por sua vez, foi reduzida para 40 milhões de toneladas pelo USDA, mas com o aumento brasileiro, houve uma diminuição de apenas 3,6 milhões de toneladas nos estoques mundiais.

Apesar de ainda ser cedo, o mercado também começa a verificar a neve que vem caindo em diversas partes dos Estados Unidos, o que pode atrapalhar o plantio do milho e direcionar áreas para a soja. De agora em diante, o clima deve ser um fator preponderante para a formação de preços.

As altas do mercado fizeram com que muitos aproveitassem para realizar novas vendas, mas alguns esperavam altas ainda maiores. A soja brasileira, por sua vez, está pouco competitiva em relação à americana por conta dos prêmios e a tendência futura é de que as exportações dos Estados Unidos aumentem e os estoques sejam reduzidos - o que deve fazer diferença com a queda da Argentina.

Desta forma, os Estados Unidos precisam repetir uma boa safra para garantir uma oferta normal para o mercado - caso contrário, os preços tendem a alçar patamares ainda maiores.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias