Tabelamento dos fretes trava ainda mais negócios com a soja no interior do Brasil

Publicado em 04/06/2018 17:24
Mercado interno é pressionado ainda pela forte queda das cotações em Chicago nesta 2ª feira, com baixas de quase 20 pontos, nova baixa do dólar e prêmios menores. Volta das tensões comerciais entre China e EUA e bom cenário climático no Corn Belt pesam no quadro internacional.
Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais

Nesta segunda-feira (04), os preços da soja perderam quase 20 pontos no fechamento da Bolsa de Chicago (CBOT), se aproximando dos US$10/bushel.

Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, avalia que este foi o pior momento de Chicago nos últimos 40 a 50 dias. Há uma pressão grande que vem se desenhando desde a semana passada em função das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

Como aponta o analista, Trump está novamente disposto a impor tarifas sobre os produtos chineses. A soja, como é um dos principais produtos da exportação norte-americana, tende a ser o primeiro produto a ser retaliado em troca.

Além disso, o clima também corre bem no meio-oeste dos Estados Unidos, trazendo um panorama mais seguro para o plantio da safra, que segue acelerado e pressionando o mercado.

Desta forma, a tendência é que os prêmios brasileiros tenham alta em função de uma maior demanda da soja brasileira, bem como a desistência de compras em solo norte-americano.

A taxa de câmbio, por sua vez, segue volátil e deve continuar assim. Motter salienta que este é um fator que entra no setor exportador como algo que, por vezes, pressiona os prêmios e os preços em Chicago.

Ele lembra ainda que o feriado de 4 de julho, historicamente, tende a trazer reversões de mercado para a CBOT. Ainda há "muito chão pela frente" e o clima pode pregar peças mais adiante.

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias