Fungo da ferrugem vem se multiplicando nas plantas guaxas de soja e pode ser detectado a qualquer momento em lavouras comerciais

Publicado em 23/10/2018 14:16
Condições favoráveis ao desenvolvimento da soja também ajudam na proliferação do fungo da ferrugem. Monitoramento das lavouras deve ser intensificado
Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja

Podcast

Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja - Aparecimento de soja tiguera (guaxa)

 

Download
 

A safra de soja está sendo plantada em todo o Brasil em ritmo bastante acelerado. No estado do Mato Grosso, já passam de 50% as áreas previstas plantadas. Contudo, as condições também tornam-se favoráveis para o aparecimento da ferrugem.

O alerta é da pesquisadora da Embrapa Soja e coordenadora do Consórcio Antiferrugem, Cláudia Vieira Godoy. Ela conta que as boas chuvas também favorecem o desenvolvimento da soja guaxa que possui o inócuo da ferrugem. Desta forma, o monitoramento por parte do produtor deve ser constante para que a doença não saia do controle.

Ainda não há notícias sobre o aparecimento do inócuo em lavouras comerciais, mas caso os tratos adequados não sejam realizados, essa é uma realidade que pode ser questão de tempo. O ideal é que a soja guaxa seja eliminada, já que as condições climáticas são favoráveis para a doença.

Ela recomenda que os produtores acompanhem sempre as ações do Consórcio, façam monitoramento e controle adequados, verificando a necessidade de aplicar multissítios e aumentando a resistência com fungicidas.

O Paraguai, que plantou mais cedo ainda, deve começar a ter seus primeiros focos antes do Brasil.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe nesta 2ª feira em Chicago acompanhando o trigo, mas com fundamentos de pressão a frente
Exportação de soja do Brasil recua 2,6% pela média diária até agora em maio, diz Secex
Produtores de soja da Argentina aguardam alta de preços para vender safra prejudicada por chuvas
Importações de soja do Brasil pela China aumentam 11,7% em abril ano a ano
Preços da soja sobem em Chicago nesta 2ª feira, acompanhando nova disparada do trigo