Falta de chuvas e temperaturas altas provocam 30% de perda na produtividade de soja em Cascavel/PR

Publicado em 02/01/2019 09:30
Colheita já começou em algumas lavouras da cidade e nem mesmo as chuvas previstas para os próximos dias na região devem recuperar esse cenário. Negócios estão travados há 60 dias e preços baixos não animam os produtores.
Modesto Félix Daga - Diretor do Sindicato Rural de Cascavel

Podcast

Acompanhamento de Safra da Soja - Modesto Félix Daga - Diretor do Sindicato Rural de Cascavel

 

Download

A maioria das lavouras de soja na cidade de Cascavel/PR estão em fase de formação de grão, mas a colheita já se iniciou em algumas localidades do município. Os trabalhos devem se intensificar após o dia 15 de janeiro, mas os produtores já identificam perdas de produtividade entre 30 e 35% com relação a expectativa para a safra 2018/19.

“O que acontece em nossa região é que a grande maioria das áreas não receberam chuvas nos últimos 30 dias, algumas regiões até 40 dias sem chuvas. Outro fator muito preocupante para nós é a temperatura que está a cima da média e faz com que a planta sofra muito mais. Hoje, de maneira geral me nossa região, temos uma perda significativa na soja de mais de 30%”, diz Modesto Félix Daga, diretor do Sindicato Rural de Cascavel.

Nem mesmo a previsão de chuvas nos próximos dias deve resolver os problemas. O diretor do sindicato destaca que “uma chuva nesse estágio de desenvolvimento da planta você para de perder, mas não se recupera mais. Uma boa chuva sempre é bem vinda é o que é importante é que essa chuva seja generalizada e não pancadas de chuva localizadas”.

Com esse cenário negativo para a safra de soja na região de Cascavel, os produtores locais se preocupam com a possibilidade de não fechar a conta após custos de produção mais altos e produtividade mais baixa. “A grande maioria não vai conseguir fechar a conta e muitos produtores estão recorrendo ao seguro para poder cobrir o financiamento bancário. No valor em que estamos no mercado hoje e na produtividade que está se obtendo ele não consegue fechar a conta em hipótese alguma”, pontua Daga.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes