Rumores de novas compras chinesas de soja nos EUA e negociações para encerrar paralisação do governo americano sustentam alta

Publicado em 23/01/2019 17:10
No Brasil , safra entre 115 e 118 milhões de toneladas já está precificada e mudanças nas cotações só ocorrerão com a confirmação de produções inferiores a esses números
Flávio França Jr. - Chefe do Setor de Grãos da Datagro Consultoria

Podcast

Entrevista com Flávio França Jr. - Chefe do Setor de Grãos da Datagro Consultoria sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download

A quarta-feira (23) foi um dia positivo para as negociações da soja na Bolsa de Chicago (CBOT). O encerramento das negociações trouxe altas de 6 pontos nos principais vencimentos.

Flávio França Jr, chefe do setor de grãos da Datagro Consultoria, ressalta que o mercado vem oscilando nestes últimos dias e que não consegue estabelecer uma tendência, uma vez que a ausência de informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é bastante nociva.

Hoje, segundo França Jr, não foi um dia de grandes novidades. Houveram investidores recomprando posições e alguns rumores de que a China estaria comprando soja nos Estados Unidos.

Para a safra brasileira, os números estão em aberto. O mercado internacional trabalha com uma margem de 115 a 118 milhões de toneladas.

A Datagro estima que o Brasil tem, neste momento, 7% da safra de soja colhida, número superior ao mesmo período do ano passado, quando havia apenas 0,8% da safra colhida. A média dos últimos cinco anos é de 2%.

China diz que pode conseguir crescimento econômico sustentável

DAVOS, Suíça (Reuters) - A economia da China vai continuar a registrar crescimento sustentável apesar das incertezas globais, afirmou o vice-presidente do país, Wang Qishan, nesta quarta-feira, dias depois de a segunda maior economia do mundo ter publicado o ritmo mais fraco de expansão em quase três décadas.

"Haverá muita incerteza em 2019, mas a economia da China vai continuar a ter crescimento sustentável", disse Wang a delegados durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. "Velocidade importa. Mas o que realmente importa é a qualidade e a eficiência de nosso desenvolvimento econômico", afirmou.

Wang acrescentou que a China não vê sua economia ingressando em um fim de ciclo expansionário.

Em um comentário aparentemente direcionado aos Estados Unidos, ele também pediu que todos os países apoiem o multilateralismo e façam o que puderem para impedirem que os desequilíbrios globais não piorem.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja apresenta quedas em Chicago na manhã desta quarta-feira (8)
Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA