Sapezal/MT registra queda de 10/12% na produtividade da soja; colheita na reta final

Publicado em 08/02/2019 10:51
Plantios da segunda safra avançam com boas perspectivas para o algodão e apreensão para o milho, que teve área reduzida devido a aumento de custos e baixa remuneração.
José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT

Podcast

Entrevista com José Guarino Fernandes - Delegado e Conselheiro Fiscal da Aprosoja/MT sobre Acompanhamento Safra de Soja e Milho

 

Download

O ritmo dos trabalhos de colheita da soja na região de Sapezal/MT está acelerado. Já são cerca de 85% do total da área colhida no munícipio e de 70 a 75% na região. Até o momento, os veranico de dezembro e janeiro e o intenso calor tem prejudicado a produtividade das plantas que está com média de 53/54 sacas por hectare, algo em torno de 10/12% menor do que a registrada na safra passada.

“Nós tivemos alguns veranicos no decorrer do desenvolvimento da planta e excesso de calor nos últimos meses estão diminuindo a produtividade em torno de 10 a 12%, até 15%, a menos do que o ano passado”, diz José Guarino Fernandes, delegado e conselheiro fiscal da Aprosoja MT.

Com o avanço rápido da colheita, que deve ir até o dia 20 de fevereiro, os trabalhos de plantio das safrinhas segue adiantado também. A região é uma das principais produtoras de algodão, que registrou aumento na área cultivada sobre a diminuição do espaço destinado ao milho segunda safra.

“A colheita da soja acontece e a plantadeira já vai atrás. O algodão, que o município tem hoje mais de 200 mil hectares, e também temos o milho em torno de 70/80 mil hectares. A regularidade das chuvas aconteceu com a virada do ano e está norma para o período”, conta Fernandes.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias