Volatilidade na soja deve seguir nos próximos 40 dias até definição da safra nos EUA e como será oferta do grão no 2º semestre

Publicado em 22/05/2019 16:43
Estimativas apontam para negociação de até 5% da safra brasileira de soja nos últimos 10 dias
Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado

Podcast

Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download
 

Nesta quarta-feira (22), o mercado da soja teve um encerramento positivo, com altas por volta de seis pontos nos principais vencimentos. Esse posicionamento veio após o anúncio de que Donald Trump poderia pagar um subsídio de US$2/bushel sobre as sacas de soja vendidas pelos norte-americanos.

Em um primeiro momento, isso seria negativo para os preços. Contudo, Luiz Fernando Gutierrez Roque, analista da Safras & Mercado, ressalta que são fatores técnicos que explicam o movimento volátil do mercado. Enquanto não houver novidades quanto à certeza dessa notícia e dos efeitos do clima nos Estados Unidos, a tendência é que a oscilação se mantenha.

Além disso, os norte-americanos anunciaram uma venda de mais de 130 mil toneladas de soja para um destino não anunciado, o que significa um respiro, mesmo que pequeno, para os estoques elevados. Por sua vez, os fundos esperam uma indicação maior da safra para voltar com mais força à ponta compradora. Roque salienta que não necessariamente a área de milho que não for plantada será convertida em área de soja.

No Brasil, a comercialização fluiu com alta do prêmio, mas há uma expectativa de aumento da demanda para o segundo semestre.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA