Trump anuncia taxação para novos produtos chineses e mercado da soja, que já não vinha bem, despenca nesta quinta-feira (01)

Publicado em 01/08/2019 16:54
Apesar da queda em Chicago, compradores voltam ao mercado brasileiro, elevam prêmios e com ajuda da alta do dólar conseguem negociar alguns lotes
Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais

Podcast

Entrevista com Camilo Motter - Granoeste Corretora de Cereais sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download

 

Nesta quinta-feira (01), os contratos da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram o dia em quedas expressivas de até 17 pontos nos principais vencimentos. Mais uma vez, a guerra comercial, com a falta de evolução do acordo entre China e Estados Unidos, fez com que Donald Trump voltasse a falar de novas tarifas.

O analista de mercado Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais, ressalta que "mais uma vez, o Twitter de Trump fez estrago no mercado", em um momento no qual as negociações vinham sendo retomadas, com a delegação norte-americana em Xangai.

Em um mercado que já deve cair mais com os fatos que vem adiante, com a peste suína africana na China e as condições da safra norte-americana, essa notícia fez com que esse movimento fosse acelerado.

As intenções de tributação de Trump são de US$300 bilhões e, caso sejam concretizadas, devem ocorrer em 1 de setembro. Isso viria em retaliação ao fato de a China não comprar os produtos agrícolas prometidos dos Estados Unidos - entre eles, a soja.

Motter avalia que os avanços nas negociações realizadas anteriormente foram mínimos e que não atenderam às expectativas de ambos os mercados. O governo Trump esperava que houvesse um recuo dos chineses, mas isso não ocorreu.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA
Milho despenca com dados do USDA e soja divide atenções entre Chicago e o clima brasileiro