Plantio da soja está 15% atrasado em Cristalina/GO, mas isso pode ajudar na produtividade

Publicado em 09/10/2019 11:00
Até o momento, menos de 1% da área foi semeada no município contra os 15% do mesmo período de 2018. Atraso deixa a soja em janela mais positiva e produtividade média deve ficar a cima das 54 sacas da última safra, restringindo os prejuízos para o milho safrinha 2020, que pode ter área reduzida.
Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO

Podcast

Plantio da soja está 15% atrasado em Cristalina/GO, mas isso pode ajudar na produtividade

 

Download

O plantio da soja em Cristalina em Goiás começou apenas nas áreas de cultivo irrigado e ainda não atingem nem 1% do total estimado para esta safra 2019/20. No mesmo período do ano passado, já eram semeadas até 15% do total para a safra 2018/19, em função de condições climáticas mais favoráveis.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO, Alécio Maróstica, esse atraso deve ser benéfico para a cultura da soja, uma vez que a melhor janela de cultivo do grão na região é a partir do dia 15 de outubro e os plantios devem ganhar força após o dia 20 deste mês.

Com isso, a expectativa do município é ampliar a produtividade média, que na safra passada ficou em 54 sacas por hectare.

O ponto negativo deste atraso fica por conta da segunda safra de milho 2020, que terá uma janela muito apertada e deve registrar diminuição na área cultivada, uma vez que a soja deve ser colhida até o final de fevereiro, período do término da janela para o milho.

Outra diferença desta safra para a anterior são os volumes já negociados. De acordo com Maróstica, mais vendas foram fechadas neste ano, com preços de até R$ 73,00, do que no mesmo período de 2018 quando os patamares ficavam próximos dos R$ 63,00.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira