Plantio da soja é retomado em Sete Quedas/MS e expectativa ainda é de boa produtividade

Publicado em 11/11/2019 11:06
Semeadura já cobriu 60% do total previsto e deve seguir pelos próximos 15/20 dias. Algumas áreas plantadas antes da estiagem deve ser replantadas, o que aumentaria os custos de produção já elevados.
Paulo Maria Pereira - Presidente do Sindicato Rural de Sete Quedas/MS

Podcast

Plantio da soja é retomado em Sete Quedas/MT e expectativa ainda é de boa produtividade

 

Download

Após pausa no plantio da soja em Sete Quedas, Mato Grosso do Sul, devido ao período de estiagem, o retorno da chuva na última sexta-feira (08) marcou o retorno dos trabalhos de semeadura. Segundo Paulo Maria Pereira, presidente do Sindicato Rural de Sete Quedas, a expectativa é que agora as chuvas se normalizem na região e o produtor consiga finalizar o plantio dentro de 15 a 20 dias.

Segundo Pereira, há a preocupação de elevação dos custos de produção devido a chance de algumas áreas precisarem ser semeadas novamente. "Corremos o risco do replantio, e inclusive já tem produtores planejando e calculando o prejuízo", lamenta.

Apesar da pausa na semeadura, a região já tem cerca de 60% a 65% de área plantada, e a expectativa de Pereira para a produtividade desta safra é boa. "Acreditamos que ainda temos tempo de recuperar, caso as chuvas sejam normais em novembro. Tem a perda econômica por causa de replantio, mas espero que em novembro, se continuar as chuvas, em dezembro e janeiro, tenhamos recuperação na produtividade" afirma.

As negociações para venda da soja já começaram para o produtor de Sete Quedas, de acordo com Pereira. "O sojicultor já fez alguns negócios, o mercado está favorável, mas agora é colocar o pé no freio. Alguma coisa que ficou, o produtor deve fazer negócios futuros mais no final do mês de novembro até dia 15 de dezembro. A expectativa é boa, o mercado internacional está com bons preços, mas o grande problema que tivemos foi a perda inicial, a receita vai ficar um pouco apertada, mas esperamos que a média de preços se equipare ao ano passado".

Para o ano que vem, Pereira demonstra preocupação, já que a safra deve ter uma janela mais apertada, a área de milho deve ser menor e outras culturas como o trigo e áreas de correção de solo devem ocupar o espaço.

Por: Guilhreme Dorigatti e Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar