Chuva da última semana ajuda e plantio da soja avança em Goiás

Publicado em 18/11/2019 10:54
Semeadura deve atingir 80% até o final da semana e Aprosoja do estado espera produção entre 11 e 11,5 milhões de toneladas nesta safra
Adriano Antônio Barzotto - Presidente da Aprosoja GO

Podcast

Chuva da última semana ajuda e plantio da soja avança em Goiás

 

Download

A última semana foi de chuva e muito trabalho para os produtores de Goiás, que avançaram para 70% da área cultivada com a safra de soja 2019/20 e devem chegar a até 80% ainda nesta semana, depois do atraso inicial nos trabalhos devido a falta de precipitações.

Segundo o presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Antônio Barzotto, o plantio desta safra vai ser encerrado ainda dentro de uma época excelente e a expectativa é de produção entre 11 e 11,5 milhões de toneladas, se aproximando da meta inicial de 12 milhões.

A liderança destaca ainda que o mercado para venda da soja no estado permaneceu travado nos meses de agosto, setembro e outubro, e agora volta a se movimentar com a alta do dólar em novembro e o surgimento de boas oportunidades para travamento dos custos.

As consequências deste atraso vão ficar mesmo para a segunda safra de milho em 2020, que terá uma janela menor e deve apresentar menos investimentos por parte dos produtores goianos, com a troca por híbridos mais baratos e uso de menos adubação.

Mesmo assim, Barzotto comenta  que, provavelmente, o milho terá bons preços na época da safrinha e o produtor precisa acompanhar as movimentações e ter o produto em mãos para aproveitar essa oportunidade que se desenha.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja GO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª