Emater/PR comenta mudança na data limite para plantio da soja no estado e alerta para risco maior para ferrugem asiática

Publicado em 18/11/2019 15:52
Produtor precisa ficar atento ao monitoramento de esporos da doença e não esquecer que data limite para o término da cultura, vazio sanitário e proibição de dois plantio de soja seguidos seguem valendo.
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da Emater/PR

Podcast

Emater/PR comenta mudança na data limite para plantio da soja no estado e alerta para risco maior para ferrugem asiática

 

Download

No último dia 06 de novembro a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) divulgou que, a partir desta safra 2019/20, os produtores do Paraná não vão ter mais uma data limite para a realização do plantio da soja no estado, que até o ano passado era o dia 31 de dezembro.

Segundo o gestor estadual do Projeto grãos da Emater/PR, Edivan José Possamai, essa alteração veio atender á uma demanda dos produtores do estado que pleiteavam a possibilidade de cultivar a soja safrinha e gostariam de se equiparar a outros estados, como Santa Catarina, onde o plantio era permitido até 10 de fevereiro.

Apesar da revogação do limite para o plantio, Possamai destaca que, no entanto, o produtor segue tendo até o dia 15 de maio como limite para colheita ou interrupção do ciclo da cultura, o vazio sanitário está mantido entre os dias 10 de junho e 10 setembro e os produtores paranaenses seguem impedidos de realizar o plantio de soja seguido de outro na mesma área, em um mesmo ano agrícola.

Na prática, a mudança permite que o plantio da safra verão se estenda em casos de dificuldades climáticas e que aqueles produtores que optem por cultivar milho ou feijão na primeira safra possam fazer uma safrinha de soja em seguida.

Diante disso, a recomendação é para que o produtor paranaense fique em alerta para o monitoramento do aparecimento da Ferrugem Asiática. A Emater possui 228 coletores espalhados pelo estado para identificar esporos da doença e as ações de prevenção devem ser tomadas assim que os primeiros sinais forem identificados na região.

Confira a entrevista completa com o gestor estadual do Projeto grãos da Emater/PR no vídeo.

Veja mais informações sobre o assunto:

>> Adapar retira data limite para o plantio da soja no Paraná

>> Paraná abre as portas para a ferrugem, alerta Aprosoja; portaria de Agencia é contestada pela Embrapa

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira