Adapar retira data limite para o plantio da soja no Paraná

A partir desta safra 2019/20 os produtores do Paraná não vão ter mais uma data limite para a realização do plantio da soja no estado. Desde 2015 o prazo máximo para a semeadura era o dia 31 de dezembro, mas a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) revogou esta data.
Segundo o diretor de defesa agropecuária da Adapar, Manoel Luiz de Azevedo, os motivos que levaram a essa alteração foram a possibilidade dos produtores atrasarem o plantio devido a problemas climáticos e ao fato de a região Sul e Sudeste do estado fazer divisa próxima à Santa Catarina, onde o plantio já poderia acontecer até mais tarde.
Apesar da extinção da data limite para o plantio, Azevedo destaca que o prazo limite para o encerramento da cultura da soja no Paraná segue sendo o dia 15 de maio, então é preciso que o produtor se planeje para encerrar as lavouras até esta data, seja por finalização da colheita ou por encerramento do ciclo.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor de defesa agropecuária da Adapar no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira