Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

Publicado em 26/05/2020 11:38
Parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o IDR PR visa trazer mais ferramentas aos produtores para melhorar as ações de aplicações de defensivos tornando as ações mais assertivas e diminuindo custos
Edivan Possamai e Gabriel Costa Silva - Coord. Est. do Projeto Grãos e Professor na UTFPR

Podcast

Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

 

Download

Os trabalhos da Emater do Paraná com manejo integrado de pragas e doenças já acontecem há várias safras e ajudaram os produtores do estado com a redução de 50% na aplicações de inseticidas e 35% na de fungicidas para as lavouras de soja, conforme relata o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná, Edivan Possamai.

A partir da última safra 2019/20, os produtores paranaenses ganharam o auxilio de uma aplicativo desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná que facilita e dá mais agilidade na coleta de dados em campo por produtores e técnicos.

O professor Gabriel Costa Silva, que desenvolveu o software, desta que as coletas semanais de dados realizadas pelos produtores agora são tabuladas no aplicativo, que também apresenta dados históricos e possíveis tendências de pragas.

O sistema foi utilizado em mais de 270 unidades nesta última safra como maneira de teste, o que deve-se repetir no próximo ciclo 2020/21. A expectativa, segunda Silva, é de ampliar as funcionalidades do sistema para transformar em uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, alertas e expansão para outras culturas.

Confira a entrevista completa com o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná e com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor de MT vendeu quase metade da safra de soja, aponta Imea
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago, dólar perde os R$ 5,20 e preços sentem no Brasil
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja para a China
AgRural: Com colheita de soja em 16% no Brasil, RS segue como maior preocupação
Soja/Cepea: Cotações se estabilizam neste começo de mês
Soja inicia semana se ajustando e realizando lucros nesta 2ª em Chicago, na espera pelo novo USDA