Lavouras de soja estão em estágios de desenvolvimento muito diferentes pelo Paraná, o que pode trazer problemas lá na frente

Publicado em 08/12/2020 15:55 e atualizado em 08/12/2020 16:45
Aprosoja PR alerta para aumento do risco da Ferrugem Asiática com a safra mais alongada e destaca que está será uma semana de avaliações nas lavouras para definir replantios da soja e tomar decisões para a segunda safra de milho, que terá janela bastante apertada
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR

Podcast

Lavouras de soja estão em estágios de desenvolvimento muito diferentes pelo Paraná, o que pode trazer problemas lá na frente

 

Download

O plantio da soja no Paraná está praticamente encerrado, restando apenas algumas áreas mais ao norte do estado. Após muitas dificuldades com a falta de chuvas para realizar o plantio, agora o desenvolvimento das lavouras está bastante desuniforme.

O presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, alerta que essa irregularidade de estágios pode aumentar a pressão da Ferrugem Asiática, já que a soja vai ficar por mais tempo em campo. Os trabalhos de colheita também devem ser esticados ao final do ciclo.

A liderança destaca também que, após a volta das chuvas nos últimos dias, essa semana deve ser de avaliações nas lavouras e tomada de decisões quanto a necessidade ou não de replantar áreas e sobre o que fazer na segunda safra 2021, uma vez que a janela para o milho já está bastante apertada.

Os produtores também realizam atividades de manejo e aplicação de herbicidas e fungicidas neste momento pós chuva e optam por ficarem mais ausentes do mercado. Bonesi relata que os preços recuaram nesta semana e o agricultor opta por esperar uma definição maior de produção antes de comercializar novos volumes.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no  vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo