Colheita da soja avança em Nova Ubiratã/MT com lavouras de pivô perdendo até 15% de produtividade

Publicado em 18/01/2021 10:51 e atualizado em 18/01/2021 12:10
Perdas também são esperadas nas áreas de sequeiro após atrasos na semeadura, falta de chuvas e replantios. Expectativa é que 70% da segunda safra de milho fique dentro da janela ideal de cultivo e o restante seja plantado mesmo que fora do melhor período
Albino Castilho Ruiz - Presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã/MT

Podcast

Colheita da soja avança em Nova Ubiratã/MT com lavouras de pivô perdendo até 15% de produtividade

 

Download

A colheita da soja está avançando em Nova Ubiratã no Mato Grosso, mas os resultados até o momento não são satisfatórios aos produtores. As lavouras de pivô, que já foram todas colhidas, apresentaram queda de produtividade entre 12 e 15% com relação a safra passada.

O presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã/MT, Albino Castilho Ruiz, explica que faltou chuva no plantio e houve muita dificuldade para o desenvolvimento das lavouras, que registraram população baixa de plantas.

Pensando na segunda safra, a liderança aponta que 70% das lavouras de milho vão ficar dentro da janela ideal de cultivo e os 30% restantes serão semeados mesmo que fora da janela, uma vez que as sementes e insumos já estavam comprados e vão precisar de chuvas a mais ao final do ciclo para ter boa produtividade.

Neste cenário de incertezas, a recomendação de Ruiz é que o produtor não busque novas negociações e aguarde a confirmação do quanto irá produzir antes de comercializar os volumes restantes, já que boa parte desta safra já foi vendida antecipadamente e pode haver risco de não cumprimento de contratos caso as perdas sejam grandes.

Confira a entrevista completa com presidente do Sindicato Rural de Nova Ubiratã/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja têm semana mais curta, mas de preços subindo no Brasil e bom avanço das vendas com apoio do câmbio
Expectativa de compras chinesas sustenta altas para os futuros da soja em Chicago nesta quinta-feira
Soja amplia ganhos na Bolsa de Chicago com valorizações nesta quinta-feira
Produtos do esmagamento de soja ampliam diversificação de mercados e geração de valor na cadeia agroindustrial
Soja volta a subir em Chicago nesta 4ª feira e, combinada com alta do dólar, puxa preços no Brasil
Julho chega com "Weather Market" definitivo: Clima nos EUA assume o controle dos preços na Bolsa de Chicago