Lavouras de soja na região da Cotribá no RS vão entrando em enchimento de grãos e prometendo boa produtividade

Publicado em 27/01/2021 15:41
Chuvas se normalizaram na região e ajudaram a desenvolver as lavouras que serão colhidas a partir da virada de fevereiro para março, com foco após o dia 10 de março. Até lá, engenheiros agrônomos da cooperativa estão auxiliando os produtores nos manejos contra pragas e doenças
Celso Leomar Krug - Presidente da Cotribá

Podcast

Lavouras de soja na região da Cotribá no RS vão entrando em enchimento de grãos e prometendo boa produtividade

 

Download

A Cotribá (Cooperativa Agrícola Mista General Osório) registrou problemas pontuais durante o inicio da safra de soja 2020/21. Especialmente nas regiões mais ao Sul do Rio Grande do Sul, a estiagem afetou o desenvolvimento das lavouras.

Apesar disso, a situação se regularizou, as chuvas estão normais e o desenvolvimento satisfatório, é o que conta o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug. Agora com a maior parte das lavouras saindo da floração e entrando e enchimento de grãos, a expectativa é superar a produtividade da safra passada, que foi prejudicada pela falta de chuvas.

A colheita deve ter início na virada de fevereiro para março e ganhar força a partir do dia 10 do terceiro mês do ano. Até lá, é importante que o produtor se mantenha atento para as ações de manejo e proteção contra pragas e doenças. Krug destaca que os 40 engenheiros agrônomos da cooperativa estão rodando a região para auxiliar os produtores nessas atividades.

Essa boa projeção de produção se alia as ótimas condições de mercado para a oleaginosa e deixam os agricultores esperançosos para um ano rentável. Até aqui, a Cotribá já negociou entre 30 e 35% da produção esperada com preços menores do que os atuais, mas ainda assim vantajosos, e agora encontra valores ao redor dos R$ 135,00 para maio/junho.

O grande problema na área de abrangência da cooperativa ficou mesmo por conta da safra de milho verão. A liderança conta que o cereal é plantado ainda em agosto e por isso enfrentou um longo período de estiagem no final de 2020. Agora, as produtividades colhidas estão de 30 a 40% menores do que as consideradas normais.

Confira a entrevista completa com o presidente da Cotribá no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Demanda nos EUA, Trump e dólar sustentam altas da soja em Chicago
Sojicultor do Brasil economizou R$72 bi com plantio transgênico em 10 anos, diz Agroconsult
Soja: Cotações futuras seguem trabalhando com avanços na tarde desta 5ª feira na CBOT
Cerca de 95% das áreas de soja já foram plantadas em Campos de Júlio (MT)
Futuros da soja avançam com compras técnicas na manhã desta 5ª feira em Chicago
Em nova nota, presidente da Danone na América Latina lamenta informações "incorretas" sobre declarações a respeito da soja brasileira