Região de Campos Novos/SC estima perda de 20% no milho e ainda espera boa safra de soja

Publicado em 09/02/2021 10:26
Engenheiro agrônomo da Copercampos ressalta importância do produtor focar no controle de doenças neste momento de final de ciclo para evitar perder potencial produtivo. Movimentações para a próxima safra de inverno também estão acontecendo na região
Marcelo Luiz Capelari - Eng. Agrônomo da Copercampos

Podcast

Região de Campos Novos/SC estima perda de 20% no milho e ainda espera boa safra de soja

 

Download

A região de Campos Novos em Santa Catarina vivenciou um período de intenso déficit hídrico em 2020 que prejudicou os trabalhos de plantio da safra verão de milho e de soja. Porém, após esse intervalo com chuvas apenas esporádicas e umidade do solo baixa, a situação foi melhorando e janeiro teve chuvas bem expressivas.

Diante deste cenário, as lavouras de soja conseguiram se recuperar e alimentar a expectativa de boa produtividade para a colheita que deve começar no final de fevereiro. Até lá, o foco precisa ser no controle de pragas e doenças como o mofo branco, que está presente na região, conforme destaca o engenheiro agrônomo da Copercampos, Marcelo Luiz Capelari.

Já o milho sofreu mais e, além da falta de chuvas, enfrentou ataque severo de cigarrinhas que causaram enfezamento das lavouras. Com isso, a estimativa do engenheiro agrônomo é para uma produtividade, no mínimo, 20% menor do que as 200 sacas por hectare que o município costuma colher.

Enquanto isso, os produtores já se preparam para a safra de inverno que virá na sequência. Capelari relata que os preparativos estão avançados para o trigo, triticale e forrageiras com a aquisição de insumos ocorrendo na região.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo da Copercampos no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira