Muitas regiões ainda não têm condições de plantio para a soja; MS e PR demandam maior atenção

Publicado em 21/09/2021 10:27 e atualizado em 21/09/2021 11:48
Analista da Geosys Brasil recomenda chuva de, pelo menos, 20 mm antes de iniciar atividades de plantio e recomenda cautela nas localidades com menos umidade
Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil

Podcast

Muitas regiões ainda não têm condições de plantio para a soja; MS e PR demandam maior atenção

Com o término do vazio sanitário nos principais estados produtores, a largada nas atividades de plantio da nova safra de soja 2021/22 já começou em muitas regiões, mas algumas outras ainda não possuem condições ideais para a semeadura.

Segundo o analista de culturas da Geosys Brasil, Felippe Reis, é preciso uma chuva de, pelo menos, 20 mm antes de iniciar a plantio com segurança e algumas localidades produtoras não devem registrar estes volumes nas próximas semanas, como o Centro-Sul e Sudeste do Mato Grosso, sul de Goiás, partes do Paraná e o Mato Grosso do Sul.

Para estes produtores, em especial os paranaenses e sul-mato-grossenses, a recomendação do especialista é cautela e aguardar melhores condições para semear as lavouras mais a frente.

Na visão de Reis, situações drásticas como os grandes atrasos de plantio da safra passada não devem se repetir neste ano, mas ainda não estão totalmente descartados. Sendo assim, os agricultores precisam manter um acompanhamento diário das previsões e condições climáticas como precipitações, temperatura e umidade.

Confira a íntegra da entrevista com o analista de culturas de Geosys Brasil no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco