Paraná começa nova safra de soja e Deral estima produção de 20,9 milhões de toneladas

Publicado em 24/09/2021 11:14
Plantio já atingiu 3% dos 5,62 milhões de hectares previstos e economista do Departamento acredita em boas perspectivas de rentabilidade ao produtor paranaense
Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral

Podcast

Paraná começa nova safra de soja e Deral estima produção de 20,9 milhões de hectares

Desde o término do vazio sanitário em 13 de setembro o plantio da safra de soja 21/22 começou a avançar no Paraná. Até agora foram semeados 3% dos 5,62 milhões de hectares esperados com a região sudoeste apresentando melhores condições no momento, a oeste já tendo adiantado, mas aguardando mais chuvas e a norte ainda esperando umidade.

Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido Moreira, na safra passada não houve plantio significativo em setembro, o que deixa este novo ciclo à frente do passado, mas ainda atrás da média das últimas temporadas.

Com expectativa de clima similar ao apresentado na safra passada, a projeção do Deral é para uma produção de 20,9 milhões de toneladas, um patamar 6% maior do que o registrado em 20/21.

Outro ponto de destaque para o economista é a venda antecipada, que neste mesmo período de 2020 já atingia 40% da projeção de produção, mas que nesta safra chega em apenas 5% do esperado.

Garrido explica que os produtores estão mais cautelosos após deixar de ganhar valores no ano passado após os preços da oleaginosa se valorizarem muito depois do travamento. Mesmo assim, a expectativa é de rentabilidade e de fazer desta safra de soja uma safra de segurança para as finanças dos agricultores paranaenses.

Confira a íntegra da entrevista com o economista do Deral no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira