Clima prejudica plantio da soja em Guaíra/PR e atraso vai se assemelhando ao da safra passada

Publicado em 11/10/2021 10:35 e atualizado em 11/10/2021 11:41
Chuva demorou para chega na região e agora impede avanço dos trabalhos. No ciclo 2020/21 o plantio da soja deslanchou após o dia 20 de outubro e prejudicou a segunda de milho que perdeu 70% da produtividade
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR

Podcast

Clima prejudica plantio da soja em Guaíra/PR e atraso vai se assemelhando ao da safra passada

O plantio da safra de soja 2021/22 está atrasado na região de Guaíra no Paraná. A chuva demorou para chegar e agora impede o avanço dos trabalhos, que somam apenas 5% do total até este momento.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, pouca gente arriscou plantar no pó após as perdas do ciclo passado e agora enfrentam dificuldades de germinação já que a chuva fria do município esfria o solo e impede um bom desenvolvimento das lavouras.

A liderança aponta ainda que na safra passada 2020/21 o plantio da soja só deslanchou após o dia 20 de outubro e que a situação está se assemelhando a essa novamente. Na temporada anterior, o atraso impactou a safrinha de milho e contribuiu para perda de 70% na produtividade do cereal.

Diante deste cenário e das grandes variações de preços dos últimos tempos, os produtores do município optaram por fechar poucos negócios antecipados e apostar em bons valores para momentos mais futuros.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco