Perdas na soja pela estiagem em Doutor Camargo (PR) podem chegar a 50%, diz produtor

Publicado em 20/12/2021 10:15
Maioria das lavouras está em fase de formação dos canivetes, e chuva para a formação dos grãos é essencial neste momento, afirma sojicultor
Ildefonso Ausec - Produtor Rural

Podcast

Entrevista com Ildefonso Ausec - Produtor Rural sobre a Safra de soja

A estiagem que atinge o noroeste paranaense, especificamente o município de Doutor Camargo, já traz perdas para as lavouras de soja, de acordo com o produtor Ildefonso Ausec. Ele afirma que a soja plantada em outubro, atualment em fase de formação de canivetes, precisa imediatamente das precipitações para a formação dos frãos.

Segundo o sojicultor, as perdas estimadas até agora, desde o plantio em outubro, replantio devido a granizo. erosão e agora, estiagem, podem atingir 50%, reduzindo a média de produtividade da região de 60 sacas por hectare para 30sc/ha. "Em alguns lugares pode chegar a 15 sacas por hectare ou nem dar colheita", afirma.

Ausec explica que o que já foi perdido, mesmo se começar a chover agora, não recupera, ams as plantas que estão em fase de floração, se receberem precipitações nos próximos 10 dias, param de perder e devems e desenvolver bem. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco