Itambé/PR começa a colheita da soja com produtividades máximas de 20 sacas por hectare

Publicado em 21/01/2022 14:53
Região ficou sem chuva entre 18 de novembro e 7 de janeiro, o que refletiu diretamente na queda de produção. Expectativa agora é para volta das precipitações na próxima semana para garantir bom plantio da safrinha de milho
Nivaldo Forastieri - Produtor Rural e Consultor no agro

Podcast

Itambé/PR começa a colheita da soja com produtividades máximas de 20 sacas por hectare

A primeiras lavouras de soja colhidas em Itambé no Paraná estão registrando produtividades entre 10 e 20 sacas por hectare, como reflexo do longo período sem precipitações e temperaturas elevadas na região.

Segundo o produtor rural e consultor no agro, Nivaldo Forastieri, o município não registrou chuvas entre 18 de novembro e 7 de janeiro, com a volta de chuvas muito irregulares, afetando as plantas justamente na fase mais crítica de enchimento dos grãos.

Com esse resultado negativo, os produtores amargam a terceira safra consecutiva com perdas de produtividade após os problemas da safrinha de milho 2021 e da soja 2020/21, ficam mais descapitalizados e precisam buscar o acionamento de seguros e tentar renegociar contratos e pagamentos.

A esperança para os produtores é que a chuva volte na próxima semana, conforme indicam algumas previsões, para que o plantio da segunda safra de milho possa começar e se concentrar dentro da melhor janela para a região, que é o mês de fevereiro.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural e consultor no agro de Itambé/PR no vídeo

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco