Tapurah/MT retoma colheita da soja após paralisação pela chuva e contabiliza queda de produtividade

Publicado em 02/02/2022 14:16
Rendimentos até o momento estão cerca de 10 sacas por hectare menores do que os esperados inicialmente. Plantio do milho segunda safra será postergado, mas ainda deverá ser finalizado dentro da janela ideal
Silvésio de Oliveira - Produtor Rural da região de Tapurah/MT

Podcast

Tapurah/MT retoma colheita da soja após paralisação pela chuva e contabiliza queda de produtividade

Os trabalhos de colheita da soja foram retomados em Tapurah no Mato Grosso após paralisação de uma semana devido as chuvas, que impediam a entrada das máquinas em campo. Agora, a esperança dos produtores é aproveitar os três dias com previsão de Sol para avançar na colheita antes da volta das precipitações.

Segundo o produtor rural Silvésio de Oliveira, esse foi um ciclo marcado pelo excesso de chuvas, o que prejudicou o desenvolvimento das lavouras e refletiu em menos produtividade. Até aqui, as lavouras colhidas registraram queda de 10 sacas por hectare diante da expectativa inicial para a região.

Essa dificuldade com as precipitações também vai postergar o plantio da segunda safra de milho no município. Oliveira conta que a programação era encerrar a semeadura da safrinha ainda na primeira quinzena de fevereiro, mas essa atividade deverá ficar para a segunda quinzena do mês, ainda dentro da janela ideal de cultivo.

Confira a entrevista completa com o produtor rural de Tapurah/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja no Brasil renovam máximas após semana com quase 4% de alta acumulada em Chicago
China aumenta compras de soja dos EUA em meio a temor de safra menor e preços mais altos
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira (21) com realização de lucros, após semana de sequência de altas
Nova safra de soja do Brasil pode cair "um pouco" com El Niño, diz executivo da Cofco
Preços da soja no Brasil são os melhores desde 2023; atenção às vendas produtor
ABIOVE atualiza projeções e aponta avanço no esmagamento acumulado