Em Santa Catarina, soja deve ter aumento de área entre 5% a 10% sobre áreas de milho devido aos baixos preços do cereal, diz liderança

Publicado em 02/10/2023 10:56
Uma parcela de produtores deve investir menos em fertilizantes neste ciclo para a oleaginosa e apostar nas reservas do solo
Enori Barbieri - Vice Presidente da FAESC
Podcast

Em Santa Catarina, soja deve ter aumento de área entre 5% a 10% sobre áreas de milho devido aos baixos preços do cereal, diz liderança

De acordo com o novo calendário da semeadura da soja implantado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), três das quatro regiões de Santa Catarina já estão autorizadas a iniciarem o plantio da oleaginosa.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, Enori Barbieri, explica que, com o encurtamento do período de plantio, muitos produtores podem ter dificuldade de ficar dentro da janela ideal.

Mais do que isso, Barbieri destaca que a frustração com os preços do milho e com a produtividade do cereal no último ciclo deve fazer com que a área de soja aumente agora sobre as áreas que seriam dedicadas ao cereal, ampliando em torno de 5% a 10%.

Ainda sobre o ciclo da soja, a liderança afirma que há duas vertentes de agricultores: aqueles mais capitalizados, que já fizeram as trocas e vão investir normalmente em tecnologia nas lavouras, e aqueles que, menos capitalizados, devem contar com a análise de solo e as reservas de nutrientes contidos nele e investir menos em fertilizantes.
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja ainda sobe levemente em Chicago nesta 6ª, se recuperando das últimas baixas
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª, com petróleo em alta e ajustes de posições; portos do BR estáveis
Soja em Chicago, prêmio e dólar em queda nesta 5ª feira pesam sobre preços e novos negócios no Brasil
Soja segue em queda na Bolsa de Chicago nesta 5ª, acompanhando baixa dos grãos
Soja tem dia de queda em Chicago com movimento puxado pelo recuo do óleo de soja
Soja recua em Chicago nesta manhã de 4ª feira, se ajustando após dias de volatilidade