Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas

Publicado em 22/11/2023 10:36 e atualizado em 22/11/2023 11:08
Semeadura da oleaginosa foi feita dentro da janela ideal, e a perspectiva é de que a do milho safrinha também seja preservada
Mário Teixeira Marinho Neto - Produtor Rural na Região de Itambaracá/PR
Podcast

Plantio da soja em Itambaracá (PR) terminou, mas há preocupação com stress hídrico e desenvolvimento das plantas

O plantio da soja em Itambaracá, no Paraná, já foi finalizado dentro da janela ideal, até o final de outubro, segundo o produtor rural local Mário Teixeira Marinho Neto. Ele explica que durante o trabalho de semeadura o clima colaborou, mas depois, em novembro, as chuvas cortaram e vieram as altas temperaturas.

"Isso causou um estresse hídrico e um estresse nas plantas. Com o solo mais seco e as altas temperaturas, que chegaram aos 42°C, as plantas acabaram 'travando' o desenvolvimento com problemas no sistema radicular", disse. 

Apesar desta condição, o produtor explica que ainda é cedo para falar tanto em expectativa de média de produtividade quanto em possíveis perdas. "O que se espera é que o clima se normalize e para que haja recuperação das plantas", pontuou.

Com a janela de plantio da soja respeitada, Marinho Neto acredita que será possível plantar o milho safrinha na janela ideal também, mas pondera que tudo irá depender de como será o desenvolvimento da soja e o processo de colheita da oleaginosa.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja