Irregularidade nas chuvas atrasa plantio da soja em Goiás e compromete o potencial produtivo da oleaginosa

Publicado em 11/12/2023 10:40
Apesar de ser cedo para mensurar perdas, especialista já fala em perda do potencial produtivo neste ciclo 2023/24
Leonardo Machado - Assessor Técnico da FAEG
Podcast

Irregularidade nas chuvas atrasa plantio da soja em Goiás e compromete o potencial produtivo da oleaginosa

 

O plantio da soja em Goiás já deveria ter sido finalizado, mesmo com diferentes calendários de semeadura entre as regiões do Estado. Entretanto, segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Leonardo Machado, cerca de 90% das lavouras da oleaginosa foram semeadas.

Ele explica que o atraso se deu pela irregularidade e baixo volume de chuvas, além das altas temperaturas. Estes fatores também atrapalharam o desenvolvimento de algumas lavouras, o que deve fazer com que alguns produtores aproveitem as chuvas da última semana para realizar replantio. 

Dessa forma, as negociações desta safra de soja estão lentas, com menos de 20% da safra comprometida, segundo Machado. Ele detalha que a comercialização está devagar tanto pela incerteza do que será colhido como também dos preços da oleaginosa.

Outro ponto destacado por ele é a questão da janela ideal para melhor produtividade do milho safrinha, que já foi comprometida. Machado pontua que deve haver redução de área, menor investimento por parte dos produtores em tecnologia e, aqueles que se programaram, devem ocupar parte da área que seria destinada ao milho com a cultura do girassol. 
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades
Uso de bioinsumos eleva em mais de 8% a produtividade da soja no Paraná
Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, após disparada na sessão anterior
Apesar de relatório neutro, soja fecha 3ª feira com altas de dois dígitos na Bolsa de Chicago
Anec eleva previsão para exportação de soja, farelo e milho do Brasil em fevereiro
Ferrugem asiática desafia e impacta a produtividade da soja