Falta de chuva em Goioerê (PR) com boa parte da soja em enchimento de grãos deve ampliar perdas, diz liderança local

Publicado em 16/01/2024 10:45
Colheita já teve início, e primeiras áreas não foram severamente afetadas pela falta de chuvas e altas temperaturas
Sergio Fortis - Presidente do Sindicato Rural de Goioerê/PR
Podcast

Falta de chuva em Goioerê (PR) com boa parte da soja em enchimento de grãos deve ampliar perdas, diz liderança local

Desde o Natal não chove de forma generalizada e com bons volumes em Goioerê, no Paraná, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Sérgio Fortis. Ele explica que o que tem ocorrido são chuvas esparsas, que mal molham o solo desde então. 

A colheita da soja já teve início no Município, mas segundo Fortis, menos de 5% das áreas foram colhidas, e o processo deve ganhar ritmo entre 10 a 15 dias. "O que se vê desta área pequena que foi colhida e que não foi tão afetada pela chuva é uma média de produtividade entre 50 a 60 sacas por hectare", disse.

Entretanto, com o avanço do processo de colheita, as perdas devem se ampliar, uma vez que a maior parte da soja nos campos, em torno de 50% a 60%, está em fase de enchimento de grãos, etapa em que a chuva é essencial para que os grãos ganhem peso. Desta maneira, a tendência é que haja diminuição na média de produtividade, conforme explica Fortis. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sobe em Chicago nesta 6ª feira com óleo avançando quase 3%; preços no Brasil dão oportunidade
USDA informa novas vendas de mais de 700 mil t de soja nesta 6ª feira (17)
Soja caminha de lado em Chicago nesta 6ª feira, após semana de forte volatilidade
Safra dos EUA e avanço do El Niño elevam incertezas para o mercado global de soja no terceiro trimestre
Preços da soja seguem dando oportunidade de vendas no Brasil, seja por Chicago ou pelo dólar
Por que o vazio sanitário de 2026 é o momento mais importante para blindar a produtividade da soja?