Colheita de soja tem início em Guaíra (PR) com perspectiva que queda de 40% na produtividade, aponta liderança local

Publicado em 22/01/2024 10:56 e atualizado em 22/01/2024 11:28
Após período de chuvas excessivas, precipitações cortaram quando parte da soja estava em fase de enchimento de grãos
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR
Podcast

Colheita de soja tem início em Guaíra (PR) com perspectiva que queda de 40% na produtividade, aponta liderança local

A colheita da soja em Guaíra, no Paraná, atingiu cerca de 10% a 15% da área, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Silvanir Rosset. Ele explica que as primeiras sojas colhidas demonstram boa produtividade, em torno de 50 a 60 sacas por hectare, mas já projeta perdas maiores e diminuição na média de produtividade conforme os trabalhos em campo forem avançando.

De acordo com Rosset, parte da soja que ainda deve ser colhida sofreu com cerca de 20 dias de excesso de chuvas, e depois gradativamente estas precipitações foram cessando em algumas regiões, ou cortaram abruptamente em outras, justamente na fase de enchimento de grãos.

Desta forma, Rosset pontua que, até o momento, a expectativa de perda de produtividade é na casa dos 40%, e que a média de produtividade estimada por enquanto é de a sacas por hectare.   

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago estende ganhos após disparar 4%; mercado monitora calor agressivo nos EUA e compras da China
Royal Rural: China começa a comprar soja americana
Soja fecha com quase 4% de alta em Chicago alerta sobre clima quente e seco no Corn Belt; BR acompanha
Soja intensifica ganhos e tem quase 4% de alta em Chicago com calor intenso e chuvas escassas preocupando no Corn Belt
Soja/Cepea: Dólar aquece demanda por soja do BR
Calor no Corn Belt acende alerta e soja dispara quase 3% em Chicago nesta 2ª feira pós-feriado nos EUA