Safra de soja na Bahia chega a 80% da área colhida, com atraso, segundo liderança local

Publicado em 26/03/2024 10:24
Estimativa inicial da média de produtividade era de 60 a 65 sacas por hectare, mas deve haver diminuição
Carminha Missio - Vice-Presidente da FAEB
Podcast

Safra de soja na Bahia chega a 80% da área colhida, com atraso, segundo liderança local

Cerca de 80% das áreas de soja na Bahia foram colhidas, segundo a vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Carminha Missio. De acordo com ela, a estiagem no final do ano, durante a janela de plantio que garantiria a melhor produtividade para a oleaginosa, atrasou a semeadura em cerca de 30 dias. 

Ela explica que a melhor época de plantio é entre outubro e novembro, mas com a falta de chuvas, alguns produtores adentraram no mês de dezembro realizando a semeadura. "Esse plantio mais tardio, além de diminuir o potencial produtivo, deixa a soja mais suscetível a pragas e doenças", disse. 

Segundo Carminha, a estimativa inicial de média de produtividade para a soja no início do plantio era entre 60 a 65 sacas por hectare, mas deve haver um recuo entre 4% a 5%, ainda que ela pondere que é necessário que as estimativas oficiais sejam aguardadas para "bater o martelo".

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 3ª feira após altas expressivas e melhora nas lavouras dos EUA
Mesmo mais cara, soja dos EUA atrai China por 'política' e logística, mas Brasil garante janela firme e prêmios altos
Soja dispara mais de 20 pontos em Chicago e renova máximas em nove semanas nesta 2ª feira
Importações de soja dos EUA pela China caem 21% em junho; embarques do Brasil sobem 14%
Soja/Cepea: Demanda por farelo impulsiona cotações no BR e nos EUA
Soja sobe forte, consolida patamar dos US$ 12/bu e testa maiores níveis em nove semanas em Chicago