Melhoramento genético faz cana produzir 180 toneladas por hectare

Publicado em 03/04/2017 09:13
Com um sistema radicular mais eficiente, a chamada Cana Energia produz mais açúcar e etanol por hectare e até 12 vezes mais energia por hectare. Enquanto o Centro-Sul tem média de produtividade de 78 tonelada/ha, variedade chega a até 180 t.

Com foco no melhoramento genético da cana-de-açúcar, a empresa Vignis desenvolveu um tipo chamado de Cana Energia, que produz mais açúcar e etanol por hectare e até 12 vezes mais energia por hectare.

De acordo com Luis Claudio Rubio, presidente da empresa, essas variedades não são lançadas no mercado e nem licenciadas. A empresa faz seus próprios canaviais e fornece a cana ou a biomassa para os seus clientes.

Neste ano, a média de produtividade, dos 10 mil hectares plantados pela Vignis, foi de 180 toneladas por hectare - contra uma média de 78 toneladas por hectare no Centro-Sul do Brasil.

O aumento de produtividade, segundo Rubio, se dá porque o sistema radicular dessa variedade é mais eficiente, extrai mais água e mais nutrientes. Ao invés de olhar só para o açúcar, a empresa quis desenvolver o vegetal mais eficiente na conversão de luz solar e nutrientes do solo.

Em questão de solo, não muda nada para a produção convencional: "é cana-de-açúcar, algo que todo mundo sabe produzir há 200 anos", diz o presidente. A Cana Energia é mais apropriada para fazer etanol do que fazer açúcar cristal branco, mas para fazer o açúcar DHP, que compõe grande parte da exportação brasileira, ela também é eficiente.

Na produção de energia, mora a grande diferença: enquanto uma cana normal tem uma sobra de 4 toneladas, gerando 2MWe, a Cana Energia tem uma sobra de 57 toneladas, gerando 27MWe. Rubio chegou a realizar uma projeção: se 5 milhões de hectares fossem substituídos pela Cana Energia, o Brasil poderia bater a meta da COP 21 e produzir 20% da energia que o país consome.

Esse foi o resultado da primeira geração da variedade genética. Agora, a cada geração, a empresa espera resultados cada vez melhores. Alguns testes já indicam para variedades que produzem 300 toneladas por hectare - mas ainda não se sabe como seria o desempenho disso no campo.

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol