Cana de 1º corte no Médio Tietê (SP) será quase 15% na próxima safra; produtores buscam voltar a 12kg/açúcar por tonelada

Publicado em 05/03/2018 15:44
Safra nova deverá chegar a 8,2 mi/t, pouca coisa acima da temporada passada, mais ainda se as chuvas se normalizarem neste mês em combinação com a luminosidade. Mecanização 'roubou' açúcar, mas manejo, variedades e rotação deverão trazer produtividade acima.

As perspectivas para a próxima safra é que a Cana de primeiro corte será de 15% na região médio do Tietê, no estado de São Paulo. Além disso, a expectativa dos produtores é aumentar a produção do açúcar nos canaviais.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (ASCANA), Luiz Carlos Dalben, destaca que a previsão inicial é que a safra 2018/19 da cana-de-açúcar vai começar entre os dias 09 e 12 de abril.

Em relação à produtividade, a expectativa é para a atual safra ser igual ou melhor que a temporada passada, chegando a 8,2 milhões de toneladas em 129 mil hectares cultivado com a cana-de-açúcar. No entanto, os produtores estão aguardando chuvas, pois as temperaturas estão altas.

“Como as temperaturas estão elevadas e sol está forte, a evapotranspiração é bastante grande. Por isso, estamos esperando por chuvas e precisamos de umidade e que o sol continue brilhando”, comenta a liderança.

Com a transição da cana queimada para a crua impactou na produtividade das lavouras, em que se perdeu de 6 kg a 7 kg de açúcar por tonelada. “Além disso, se não trabalhar direito com as máquinas agrícolas nos canaviais acaba agredindo o solo. Se comparada 15 anos atrás o teor de sacarose está menor e nós queremos voltar a esses patamares”, ressalta.

Rotação

Na região, os agricultores preferem como rotação cultura nos canaviais a soja e a crotalária, que são culturas rentáveis e vantajosas. “A principal vantagem da crotalária é porque tem uma excelente fixação biológica do nitrogênio atmosférico, além de ser uma ótima produtora de massa verde”, explica.

Por: Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY