Açúcar com preços melhores que ano passado e produção recorde de etanol são fatores positivos para setor sucroalcooleiro em 2020

Publicado em 08/01/2020 15:15
Após testar máxima em 14 meses, açúcar volta a trabalhar em estabilidade. Etanol precisa atender demanda crescente e ao mesmo tempo manter competitividade no mercado de combustíveis.
Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado

Podcast

Entrevista com Maurício Muruci - Analista da Safras & Mercado sobre o Mercado do Açúcar e Etanol

 

Download

As tensões bélicas entre Estados Unidos e Irã impactaram o mercado de commodities e com o setor sucroalcooleiro não foi diferente. Ao longo desta última terça-feira (07), o açúcar atingiu a máxima de 13,79 centavos de dólar por libra-peso, mas acabou retornando ganhos e nesta quarta (08) tem trabalhado na faixa de 13,50 centavos de dólar por libra-peso nos contratos para março de 2020.

A alta foi um reflexo da instabilidade do preço do barril de petróleo, que chegou ao valor de US$ 71, mas foi caindo até se estabelecer no preço de US$ 59, ou seja, uma queda de 5%. Durante esse processo, o setor sucroalcooleiro tendeu a trabalhar com mix concentrado no etanol, reduzindo a oferta de açucar, o que deu impulso aos preços.

Diante desse contexto, o etanol segue com boa margem de crescimento no Brasil. A demanda crescente acarretou em um aumento nos preços médios do etanol hidratado em 20 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, segundo pesquisa da ANP.

Mesmo com a alta procura, não há risco de desbastecimento, já que o país possui cerca de 8 bilhões de litros em estoque. Para a safra deste ano, espera-se que 10% das usinas antecipem a moagem. Além disso, cerca de 16% das áreas devem ser renovadas. Somando-se a isso o clima favorável, o risco de falta de etanol é praticamente nulo.

Em suma, o mercado de açúcar começa 2020 com preços melhores que 2019, enquanto que o mercado de etanol torna-se cada vez mais rentável. Apesar de opção mais favorável para o etanol, ambos os mercados tendem a ser positivos este ano.

Leia mais:

>> Índice de vendas futuras de açúcar do Brasil está em linha com média, diz Archer

>> Açúcar bruto recua na ICE após tocar máxima de 14 meses; café avança

>> Preços do petróleo despencam após declarações de EUA e Irã amenizarem tensões

>> ANP: Etanol sobe em 20 estados e no DF; preço médio avança 0,54% no país

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira