Chuvas dão trégua nos próximos 7 dias no PR. Alerta de chuvas fortes para Sul e Leste de Minas, RJ e ES nas próximas 24 h

Publicado em 03/01/2018 16:09
Chuvas acima de 30 mm nas próximas 24 horas colocam em alerta as regiões Sul e Leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo
Confira a entrevista com Morgana Almeida - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (03) para comentar os principais destaques climáticos desta semana. A boa notícia vem para os produtores do Paraná: as chuvas devem diminuir significativamente na região Sul até o dia 11 de janeiro, disponibilizando um tempo mais seco para a realização dos tratos culturais.

Por sua vez, a região Sudeste está em estado de alerta. O Inmet emitiu avisos meterológicos especiais amarelo e laranja para esta noite, já que todos os estados devem ter chuva intensa ou significativa. O sul e o leste de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o centro-sul do Espírito Santo são os pontos de mais atenção, que devem receber chuvas acima de 30mm em uma hora.

Nos últimos três dias, as chuvas mais significativas estiveram concentradas no estado do Paraná, na região Central e no Norte do país. A região Nordeste, salvo sua parte oeste, o que envolve a região do Matopiba, enfrentou um quadro de escassez quase que por completo.

Tendências

Até o dia 11 de janeiro, o tempo deve ser mais firme na região Sul. As chuvas tendem a continuar ocorrendo no Matopiba, em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

Para a última quinzena de janeiro, o Sul deve receber volumes de chuva com maior intensidade, principalmente no norte do Paraná. Segundo Almeida, a região Sul já reflete um comportamento típico de La Niña.
 

Por: e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Temporais no Sul e chuva volumosa no Sudeste: veja os alertas para o fim de semana
Mato Grosso tem melhora na umidade do solo, mas recuperação ainda ocorre de forma irregular, aponta EarthDaily
Minas Gerais e Rio de Janeiro têm alerta vermelho para grandes acumulados de chuva neste sábado (3)
Açúcar dispara nas bolsas de Nova Iorque e Londres nesta sexta-feira
Alívio para o Matopiba: chuva retorna e pode recuperar umidade do solo neste fim de semana
Chuva avança pelo Brasil e temporais entram no radar neste fim de semana