Goiás estima aumento de 35% no cultivo de trigo em 2022 e já planeja futuros crescimentos da cadeia

Publicado em 10/06/2022 10:23 e atualizado em 10/06/2022 11:06
Secretario de Agricultura do estado destacou grandes produtividades atingidas no serrado goiano e boa perspectiva de rentabilidade aos produtores nesta safra
Tiago Mendonça - Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás

A área cultivada com trigo vem crescendo em Goiás nos últimos anos, saindo dos 33 mil hectares de 2019 para 55 mil em 2021 e agora algo entre 60 e 70 mil hectares pra a safra de 2022, de acordo com a projeção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. 

Segundo o secretário de agricultura do estado, Tiago Mendonça, os altos preços do trigo no mercado, ajudados pela guerra da Ucrânia e mais comprometimento das exportações da Argentina, estimularam os produtores do estado a apostar mais no cultivo. 

Este aumento de plantio deve promover um crescimento de 35% na produção estadual de trigo, chegando a 175,5 mil toneladas e altas produtividades, algumas próximas dos recordes mundiais para a cultura. 

O secretário destaca que a produção goiana se concentra em regiões ao redor do Distrito Federal como Cristalina, Catalão, Luziânia e Formosa, mas existem projetos para ampliar não só a produção nos próximos anos, mas estruturar melhor toda a cadeia. 

Mendonça conta que, em conjunto com a Embrapa Trigo, a Secretaria está desenvolvendo um projeto para mapear produtores e indústrias consumidores para melhorar a logística de distribuição da produção e seguir estimulando o aumento de área cultivada. O plano é tornar o Brasil autossuficiente em trigo nos próximos 10 anos. 

Confira a íntegra da entrevista com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatt
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de trigo: Brasil atento à necessidade maior de importações e preços no mercado externo
Trigo: Rússia ainda tem altos volumes para exportar e mantém pressão sobre mercado internacional
Ricardo Salles fora das eleições para prefeitura de São Paulo? Entenda com a análise de Paulo Moura
2023 teve uma das maiores quebras da história para o trigo no Brasil, aponta analista
BASF disponibiliza a primeira carboxamida para tratamento de sementes no trigo, promovendo proteção inicial da lavoura