Trigo se desenvolve bem em Campos Novos/SC e produtores aguardam melhora do clima para iniciar plantio do milho

Publicado em 30/08/2022 10:27
Expectativa é colher média de 75 sacas por hectare de trigo e garantir rentabilidade nesta safra de inverno. Plantio do milho verão deve começar na primeira quinzena de setembro com previsão de redução de área na região
Luís Antônio Carniel - Engenheiro Agrônomo da Copercampos

Podcast

Trigo se desenvolve bem em Campos Novos/SC e produtores aguardam melhora do clima para iniciar plantio do milho

A região de Campos Novos em Santa Catarina registrou acréscimo de 20% nas áreas semeadas com trigo saltando de 9 para 12 mil hectares nesta safra de inverno diante de produtores animados pelos preços do cereal e buscando se recuperar das perdas acumuladas na última safra de verão. 

Segundo o engenheiro agrônomo da Copercampos, Luís Antônio Carniel, 90% das lavouras estão em fase de perfilhamento e 10% já em alongamento, todas com bom desenvolvimento até aqui e prometendo média de produtividade na casa das 75 sacas por hectare, um bom resultado para a localidade. 

As boas expectativas do lado das lavouras também deverão estar presentes para as negociações, uma vez que a perspectiva de rentabilidade é positiva mesmo com o aumento dos custos de produção, que hoje giram ao redor das 55 sacas por hectare. 

Ao mesmo tempo, os produtores se preparam para o plantio da próxima safra de verão 2022/23. O engenheiro agrônomo destaca que a área de milho deverá ser 10% menor neste ciclo com produtores receosos diante dos custos de produção, condições climáticas e aumento da pressão de cigarrinha nos últimos dois anos. 

A expectativa é que a semeadura do milho comece por volta do dia 8 de setembro após uma melhora das condições climáticas. Carniel aponta que 95% dos 12.600 hectares já foram dessecados e aguardam a recuperação do solo após a forte geada registrada entre domingo e segunda-feira que baixou a temperatura do solo para 11 ºC. 

Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo de Campos Novos/SC no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de trigo: Brasil atento à necessidade maior de importações e preços no mercado externo
Trigo: Rússia ainda tem altos volumes para exportar e mantém pressão sobre mercado internacional
Ricardo Salles fora das eleições para prefeitura de São Paulo? Entenda com a análise de Paulo Moura
2023 teve uma das maiores quebras da história para o trigo no Brasil, aponta analista
BASF disponibiliza a primeira carboxamida para tratamento de sementes no trigo, promovendo proteção inicial da lavoura