Boi Gordo: Mesmo com oferta limitada de animais as indústrias pressionam o preço e o mercado fica travado

Publicado em 25/07/2016 18:05
Felippe Reis
zootecnista
Scot Consultoria

O lento escoamento da carne no atacado colabora para que algumas indústrias testem o mercado ofertando preços abaixo da referência, porém, a oferta de animais terminados está restrita e mantém o mercado travado.

As indústrias com contratos de boi a termo e parcerias possuem programações de abate mais confortáveis. Contudo, existem frigoríficos com ociosidade alta e pulando dias de abate, o que causa uma falsa sensação de escalas de abate alongadas.

No mercado atacadista de carne com osso o boi casado de animais castrados está cotado em R$8,31/kg, queda de 16,0% na comparação com o início do ano. Na relação com o mesmo período do ano anterior houve recuo de 9,7%.

Vale ressaltar que a margem de comercialização das indústrias está em patamares historicamente baixos há meses. Este é um fator que limita a força do mercado, mesmo com a oferta restrita.

A margem das indústrias que fazem a desossa (Equivalente Scot Desossa, em relação ao preço da arroba) está em 11,8%, quase dez pontos percentuais abaixo da média histórica.

Clique AQUI e confira as cotações do Boi.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: A oferta de boiadas em ritmo compassado e demanda moderada
Começou a pressão sobre a arroba do boi com maior oferta de animais, alongamento das escalas e aumento nos diferenciais de base
Radar Investimentos: O mercado físico do boi gordo começou a semana de lado
Pecuária de corte/Cepea: Análise da produtividade e o uso de suplementos em propriedades de bovinos de corte
ExpoBrangus é adiada em função das chuvas no RS