Soja: O que esperar dos preços futuros?
Publicado em 30/08/2012 14:55
Sempre nos rebuscamos na história para projetar o futuro do desempenho dos mercados ou mesmo das "maiores crises" que a história do mundo nos ofereceu.
É importante a constatação que todas as grandes crises tiveram inesperadas soluções no médio prazo. Desde as crises econômicas de muitas economias globais, assim como catástrofes resultantes de graves problemas climáticos em todos os níveis.
A minha apologia de que os preços da soja são previsíveis embute um forte conteúdo histórico de desempenho, com repetidas e confirmadas constatações através dos tempos.
Este ano de 2012 ficará marcado na história dos preços das commodities agrícolas, por ter alcançado a marca dos preços mais altos de toda a história da soja, que data desde a criação da Bolsa de Chicago, em 1848.
São 44 anos em que o mercado, a cada 4 anos, oferece desempenho de preços de exceção numa confirmação de 11 eventos, desde 1972, com 100% de efetividade, numa progressão aritmética.
Deixando de lado os eventos atemporais e aleatórios, minhas medidas e ferramentas de análises resultaram do fato de ser um profissional como negociador do mercado de soja há quase 50 anos. A necessidade de executar negócios em todos os tempos me deu a certeza de poder afirmar, no dia 4 de março de 2011, que o ano de 2012 poderia realizar os preços recordes de todos os tempos para as commodities agrícolas, principalmente para a soja.
Minhas recentes entrevistas ao Canal Rural e Notícias Agrícolas não eliminam minha afirmação anterior de que os preços da soja teriam um novo desempenho altista a partir da 2ª. quinzena do mês de agosto até meados de setembro próximo.
Também é uma constatação história confirmada que os anos subsequentes aos anos de preços de exceção, nos 11 eventos acima mencionados, nunca repetiram os preços do ano anterior e nem mesmo nos próximos 3 anos ao alcance do intervalo dos próximos 4 anos.
Pode ser oportuno mencionar (é quase um paradoxo), mas tanto Confúcio como Maquiavel fizeram a mesma afirmação: "´Só pode prever o futuro, quem já viveu o passado..."
Fonte:
Liones Severo