O importante e o interessante, por Thomaz Souto Corrêa
O respeito ao leitor é o princípio básico do jornalismo. Respeitar o leitor não é só dar o que ele quer, ou acha que quer. É também dar o que ele não sabe que quer.
Como se faz isso? "Nossa missão como editores", dizia Roberto Civita, "é transformar o importante em interessante". Claro, se não for interessante, o leitor não vai ler. Não tem por quê. Tanta coisa para fazer, ler, ouvir, assistir, pensar.
O respeito ao leitor implica ética. Como é possível respeitá-lo e não ser ético? Ou enganá-lo? Ou não contar a verdade? Ou não se fazer entender? O leitor compra para saber, não para não saber. Compra para entender, não para não entender.
Se não o respeitamos, como esperar a contrapartida, que ele nos considere fonte de credibilidade?
"Credibilidade", afirmava Roberto Civita, "leva anos para construir e, às vezes, um deslize para perder".
Leia o artigo na íntegra no site da Folha de S. Paulo