A importância da pastagem na integração lavoura pecuária: da proteção do solo aos serviços ecossistêmicos

Publicado em 10/12/2015 12:23
Por Taise R. Kunrath

Já falamos sobre diversos benefícios dos sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA). Estes sistemas oportunizam interações ecológicas entre os diferentes usos da terra tornando os ecossistemas agrícolas mais eficientes na ciclagem de nutrientes, preservando os recursos naturais e o meio ambiente, melhorando a qualidade do solo e aumentando a biodiversidade (Lemaire et al, 2014).

Além disso, os SIPA podem melhorar a robustez e produtividade dos sistemas agrícolas, reduzir a necessidade de insumos externos, aumentar a estabilidade e diversidade econômica, além de reduzir a poluição ambiental vinda da agricultura. Esses benefícios são gerados pela introdução da pastagem no sistema de produção.

As pastagens desempenham importante papel nos SIPA não só como forragem para a produção animal sustentável, mas também como prestadoras de serviços ecossistêmicos essenciais, como a absorção dos impactos ambientais negativos resultantes da intensificação da agricultura (Figura 1). Ao longo desse boletim, discutiremos alguns dos diversos benefícios da introdução da pastagem em rotação de culturas nos sistemas integrados de produção agropecuária.

Leia o artigo na íntegra, clique aqui

Fonte: Fundação Agrisus

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A poluição dos solos agrícolas, por Afonso Peche
A importância da biodiversidade funcional, por Afonso Peche
O agro que dialoga, educa e conecta: a força das mulheres na transformação do setor, por Geni Schenkel
Risco erosivo, uma constante na agricultura brasileira, por Afonso Peche
A exaustão de 2025 não cabe em 2026, por Luciana Martins
Dia Mundial do Solo: da comemoração à luta pela gestão ecológica dos solos urbanos