No Blog de Lauro Jardim: "Dilma viaja para São Paulo, centro do incêndio".

Publicado em 10/10/2012 16:44 e atualizado em 02/09/2013 11:25

Eleições 2012

Viagem para São Paulo

Dilma Rousseff embarcou para São Paulo hoje de manhã. Só não se sabe se foi com a intenção de participar do anúncio de apoio do PMDB a Fernando Haddad e acabou perdendo a viagem ou se já sentou a bordo sabendo que estava indo apagar um incêndio, ao tomar conhecimento de que o PMDB não vai vender barato a adesão à campanha petista em São Paulo.

Por Lauro Jardim

 

15:45 \ Eleições 2012

Henrique Eduardo Alves não engole aproximação de PT com PDT em Natal…e como isso influi na sucessão em SP

Alves: comigo não, violão

O flerte ensaiado pelo PT em direção ao PDT, que pode resultar em apoio do partido de Lula ao candidato que disputa o segundo turno contra o PMDB em Natal não desce na goela de Henrique Eduardo Alves.

Depois de reiterar que: respeita qualquer decisão, está equilibrado, vai evitar rota de colisão com os aliados, não quer criar polêmica ou parecer que está chorando pitanga e etc, etc e etc, questiona:

- O PDT vai apoiar o Serra em São Paulo, disputa mais importante para o PT, e vai ganhar como prêmio o apoio em Natal, justamente contra o PMDB, que está com Haddad?

O resultado dessa confusão é o adiamento do anúncio do apoio do PMDB a Haddad, inicialmente marcado para hoje (leia mais em Anúncio adiado).

Por Lauro Jardim

 

15:34 \Eleições 2012

Freixo: dívida de 100 000 reais

Freixo: eleição acabou, mas as dívidas não

Marcelo Freixo terminou a campanha a prefeito do Rio de Janeiro com dívidas a pagar. A candidatura do PSOL gastou 900 000 reais, mas ainda faltam cerca de 100 000 reais para cobrir os custos.

A propósito, Freixo pretende tirar férias de dez dias para descansar depois da campanha.

Por Lauro Jardim

 

14:46 \ Eleições 2012

Anúncio adiado

Haddad: trabalho para bancar a fatura do PMDB

O PMDB adiou para amanhã a reunião, inicialmente marcada para hoje, em que oficializaria o apoio a Fernando Haddad.  A decisão é um recado em tom de ameaça aos aliados: só subirá no palanque petista em São Paulo, se obtiver como contrapartida o apoio do PT nas disputas em Natal (RN) e Mauá, em São Paulo.

Por Lauro Jardim

 

14:33 \ Eleições 2012

A imagem da derrota

Humberto derrotado

Abandonado pelo PT e derrotado com contundência nas eleições municipais, Humberto Costa foi visto vagando pelo corredores do Senado hoje à tarde. Sem terno e com semblante de anteontem, vestia calça jeans e camisa de malha azul.

Balbuciava a quem o aborda, sem conseguir disfarçar o abatimento:

- Estou tentando me recuperar.

Por Lauro Jardim

 

13:32 \ Congresso

Potência homenageada

Depois do golfe popular, a homenagem ao São Cristóvão

Se as urnas não lhe trouxeram alento, Otávio Leite tem pelo menos um motivo para comemorar hoje. Ele pediu a palavra durante a sessão na Câmara para manifestar felicitações a uma potência do futebol carioca:

- Eu queria cumprimentar os 114 anos do São Cristóvão de Futebol e Regatas, um clube de tradição e que ainda reúne grandes personagens da nossa história, da história do futebol. Queria deixar meu abraço a todos da torcida do São Cristóvão.

A massa deve estar eufórica.

Por Lauro Jardim

 

12:25 \ Eleições 2012

Geddel anuncia apoio

Apoio para ACM será anunciado

Geddel Vieira Lima anuncia entre hoje e amanhã o seu apoio a ACM Neto no segundo turno. Hoje, reúne a bancada estadual e municipal do PMDB para discutir os detalhes da participação peemedebista na campanha.

Em troca, ACM Neto o apoiará em 2014 nas eleições para governador.

A propósito, ontem Geddel encontrou-se com Jaques Wagner num voo entre Brasília e Salvador. Ex-aliados, atuais adversários, não se viam há tempos.

A conversa, rápida, foi civilizada. Mas não marcaram de se ver novamente.

Por Lauro Jardim

 

11:32 \ Brasil

Os extremos do PMDB

Partido: raio-X das eleições

PMDB, que obteve o maior número de prefeituras, encerra o primeiro turno com um raio-x preciso da ineficiência de seus diretórios regionais. A coisa está feia em uma seccional do Sul e outra do Nordeste. Quatro anos atrás, o partido elegeu 114 prefeitos na Bahia e apenas 44 agora. No Paraná, o total de peemedebistas vitoriosos despencou de 138 para 56.

Na contramão está São Paulo: de 70 prefeitos eleitos no estado em 2004, a legenda comemorou 88 vitórias desta vez. Apesar do fracasso do clã Sarney, que viu seu candidato ficar fora do segundo turno em São Luís, o partido ganhou espaço no Maranhão, passando de 16 para 47 prefeituras em quatro anos.

Por Lauro Jardim

 

10:31 \ Economia

Alpargatas compra a Osklen

Rumo ao exterior

A compra da Osklen pela Alpargatas foi assinada agora há pouco. Oskar Metsavaht bota 130 milhões de reais no bolso, continua como diretor de criação da marca e passa a ser sócio moniritário (leia mais em Osklen e Alpargatas).

Agora, uma das grifes de maior sucesso e potencial do Brasil, que já tem uma atuação discreta em cinco cidades do mundo, parte para a internacionalização, algo que a Alpargatas já fez com inegável sucesso com as Havaianas.

Por Lauro Jardim

 

10:22 \ Judiciário

Ayres Britto com a maioria

Aposentadoria em Brasília

Após vender seu apartamento de Aracaju e comprar uma casa em Brasília, Ayres Britto vai se juntar ao grupo de ex-presidentes do STF que continuam morando na capital da República depois da aposentadoria da Corte.

Dos últimos doze presidentes, somente Neri da Silveira, do Rio Grande do Sul, Sydney Sanches, de São Paulo, e Ellen Gracie, do Rio de Janeiro, retornaram a seus estados de origem.

Em Brasília, Britto diz que não vai advogar, seguirá no mundo jurídico através da academia.

Mas, como ninguém é de ferro, aceitará alguns trabalhos pontuais como parecerista em casos que possa contribuir com suas teses jurídicas.

Por Lauro Jardim

 

Brasil

300 Picaretas

Condenado por corrupção ativa

A condenação não está fazendo nada bem para a cabeça de José Dirceu. Num texto postado hoje, em seu blog, parafraseou a música Luís Inácio (300 Picaretas) e disse que ela era do Titãs, e não dos Paralamas do Sucesso.

Alertado do erro, corrigiu o texto. Até aí beleza. Mas será que Dirceu não leu a letra da música?  Deve ter se esquecido de versos como:

“São trezentos picaretas com anel de doutor
É lobby, é conchavo, é propina e jeton
Mas a minha burrice faz aniversário
Ao permitir que num país como o Brasil
Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
Papai, quando eu crescer, eu quero ser anão
Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição”

Como se vê, cabem como uma luva para os mensaleiros.

Por Lauro Jardim

 

Da coluna Direto ao Ponto, de Augusto Nunes:

À espera da sentença, o condenado por corrupção resolveu furtar até título de livro

Condenado por corrupção ativa pelo Supremo Tribunal Federal, José Dirceu apertou de novo o gatilho do trabuco que só dispara bravatas. Num manifesto delirante, o único guerrilheiro do mundo que confunde cano com coronha acusa a elite reacionária e a mídia golpista de terem forçado o STF a enxergar um prontuário de bom tamanho onde existem uma folha de relevantes serviços prestados à nação e a biografia de matar de humilhação um Che Guevara.

Desde 1968, Dirceu nega com veemência qualquer pecado que lhe atribuam ─ é capaz de jurar de pés juntos que jamais cometeu sequer infrações de trânsito. É compreensível que simule indignação ao ser castigado por delinquências de grosso calibre que sempre debitou na conta da inventividade perversa da oposição. Com a placidez de um doutor em estelionato, ele nega até o que está registrado em vídeo.

Como demonstram o texto e as imagens na seção Vale Reprise, foi o que fez no programa Roda Viva quando entrou em pauta o episódio da agressão sofrida pelo governador Mário Covas em 1° de junho de 2000. Alguém que passou anos negando que era quem é jamais admitirá que foi chefe de quadrilha. Vai morrer murmurando que é uma vítima dos capitalistas selvagens aos quais hoje serve com muita aplicação fantasiado de “consultor”.

Surpreendentemente, o manifesto da semana poupou o Brasil que presta da ameaça recorrente: desta vez, permanecerão aquartelados os “movimentos populares” e as “forças progressistas” que o guerrilheiro de festim promete mobilizar há mais de 40 anos ─ e nunca foram vistas fora da imaginação do comandante. Desde a descoberta do mensalão, Dirceu só apareceu na rua à frente de uma multidão no último domingo. Eram companheiros incumbidos de escoltá-lo na rota da seção eleitoral para que pudesse votar sem ser constrangido por manifestações hostis.

Sozinho ou mal acompanhado, o ex-capitão do time de Lula garante que não vai sossegar até provar que é inocente. “Minha sede de justiça será minha razão de viver”, avisa a última frase do manifesto. A editora Record deveria ampliar-lhe a folha corrida com outra ação judicial: à espera da sentença, o condenado por corrupção resolveu furtar o título do livro de memórias de Samuel Wainer.

(por Augusto Nunes)

Fonte: Blog Lauro Jardim (Veja)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo comercial com Mercosul
Núcleo da inflação no Japão sobe 3% em novembro e permanece acima da meta
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil