Rombo bilionário, sobre ação dos poupadores contra os Planos Bresser, Verão e Collor
Rombo bilionário
Num esforço para evitar que o STF julgue, na semana que vem, contra os bancos na ação em que poupadores contestam a correção monetária de suas aplicações após a implantação dos Planos Bresser, Verão e Collor, Guido Mantega, Alexandre Tombini e Luiz Inácio Adams pediram audiência a Joaquim Barbosa hoje, às 15h.
De acordo com o que o governo apurou, o voto de Joaquim pode ser o de desempate nesta disputa bilionária.
A bomba sobre os bancos, se o STF julgar favoravelmente aos poupadores, será de 150 bilhões de reais, mais da metade disso cairá na conta da CEF e Banco do Brasil.O governo teme quebra de bancos e rombo no Tesouro, que seria obrigado a bancar o rombo da CEF.
Por Lauro Jardim
Aliados irritados
Não foi só Fernando Haddad que se desesperou com a notícia de que o governo Dilma Rousseff não mudará mais os índices de correção de dívidas de estados e municípios. A equipe de Eduardo Paes, que tem um pacote imenso de obras olímpicas para entregar, também soltou cobras e lagartos ao saber da decisão que reduz a margem de investimento da prefeitura do Rio de Janeiro.
Por Lauro Jardim
Medo do mico
O governo excluiu o trecho da Ferrovia Norte-Sul, que liga as cidades de Porto Nacional (TO) a Anápolis (GO) com extensão de 854 quilômetros, do primeiro lote do pacote de concessões.
Por Lauro Jardim
Outros papeis
Constatação: enquanto os petistas lutam com todas as armas dos poderosos por privilégios para os seus “presos políticos” de elite, os conservadores, que em geral tem outras prioridades, enfatizam o sofrimento das famílias dos presos comuns e suas privações.
Por Lauro Jardim
Sem reclamações
José Genoino “está medicado, orientado e sem queixa de dor ou qualquer desconforto”. Mais: Genoino “não deseja ir para São Paulo”.
Nem ele, nem os mensaleiros José Dirceu, Delubio Soares, Jacinto Lamas, Romeu Queiroz. (Ou seja, todos preferem a Papuda do governador petista Agnelo Queiroz aos presídios paulistas de Geraldo Alckmin.)
Quem atesta isso é Ademar Vasconcelos, o juiz da Vara de Execuções Penais, que ontem esteve na Papuda para “verificar as condições” daqueles condenados ao regime semiaberto.
De acordo com um ofício enviado hoje a Joaquim Barbosa, Vasconcelos atesta que os mensaleiros estão “sem queixas de qualquer natureza ou reclamações acerca das condições de rotina” da Papuda.
Por Lauro Jardim