Governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, é detido por posse ilegal de arma. Paga fiança e é liberado.

Publicado em 20/05/2014 17:59 e atualizado em 20/05/2014 18:49
PF encontrou pistola com registro vencido na casa do governador, que foi vasculhada durante operação de combate a lavagem de dinheiro

O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), foi detido na sede da Polícia Federal no Estado nesta terça-feira por posse irregular de arma de fogo. Uma pistola calibre 380 foi apreendida pela PF na casa do governador, um apartamento no Jardim das Américas, em Cuiabá.

A arma foi encontrada durante buscas da Polícia Federal no âmbito da Operação Ararath, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro em Mato Grosso. O apartamento do governador foi um dos locais vasculhados pelos agentes, embora ele não seja formalmente investigado na operação.

Segundo o secretário de Comunicação do governo, Marcos Lemos, Silval tem porte de arma, mas o registro estava vencido. Como a pena para esse crime é inferior a quatro anos de detenção, foi estipulado pagamento de fiança e ele responderá em liberdade.

O esquema envolve empresários da construção civil, do ramo de combustíveis e agentes políticos. A nova fase da investigação, que corre na 5ª Vara Federal do Estado, foi deflagrada após o empresário Gércio Mendonça Júnior aceitar uma delação premiada ao Ministério Público Federal.

A PF cumpriu mandados no apartamento de Silval, na prefeitura de Cuiabá, na Assembleia Legislativa, no Ministério Público do Estado e no Tribunal de Contas do Mato Grosso, além de sede de empresas. O deputado José Riva (PSD) e o ex-secretário estadual Éder Morais, que comandou a Fazenda (governo Blairo Maggi), Casa Civil e Secretaria da Copa (na gestão Silval Barbosa), foram presos.

Éder Morais teve a prisão decretada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo seu defensor, o advogado Paulo Lessa, ele deve ser transferido para Brasília (DF) ainda nesta terça.

 

Na Folha: Governador de MT é preso em operação da PF e tem que pagar fiança

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), recebeu voz de prisão nesta terça-feira (20) em decorrência de buscas feitas pela Polícia Federal em seu apartamento, em Cuiabá.

A PF teria encontrado no imóvel uma pistola 380 com registro vencido desde 2009. Como a pena para crime é inferior a 4 anos de cadeia, ficou estipulada uma fiança, paga por Silval, para que ele possa responder em liberdade.

Leia reportagem na íntegra no site da Folha

 

No Estadão : Polícia Federal prende governador de Mato Grosso, que paga fiança e é liberado


Agentes da Polícia Federal prenderam na tarde desta terça-feira, 20, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), na quinta fase da operação Ararath. Durante as buscas na residência de Silval, foi encontrada uma arma com registro vencido, o que levou a Polícia Federal a lavrar o auto de prisão contra o governador.

O governador entrou por volta do meio dia na sede da na sede da Polícia Federal em Mato Grosso, acompanhado dos advogados, Ulisses Rabaneda e Válber Melo, e foi liberado por volta das 17 horas, após pagar fiança – por se tratar de um crime de menor poder ofensivo.
Segundo a secretaria de comunicação do estado, o governador “compareceu espontaneamente”.

Leia a reportagem na íntegra no site do Estadão

 

 

Fonte: veja.com.br+Folha+Estadão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: Com a participação de Valdinei Donato, Diretor Cambai Sementes
Queda de margens aumenta recuperações judiciais no agro e gera insegurança para tomada de créditos
Bolsa reduz previsão de safra de milho da Argentina
Pesquisadora desmistifica pecuária como vilã do efeito estufa e exalta sustentabilidade da atividade
StoneX eleva previsão de safra de milho do Brasil para 125,6 mi t