Motores YANMAR impulsionam o transporte fluvial na Amazônia
A YANMAR, multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diferentes setores da indústria brasileira, entre eles, o setor náutico, vem ampliando sua presença no mercado de motores marítimos para embarcações de trabalho, consolidando-se como uma das principais marcas do setor no Brasil.
A companhia, que adota o ano fiscal japonês (abril/2024 a março/2025), encerrou o período com crescimento de 21% nas unidades de motores comercializados em relação a 2023.
Embora a região Norte siga respondendo por cerca de 85% a 90% desse resultado, impulsionada especialmente pelas operações de Manaus, onde os motores da marca são amplamente utilizados em embarcações de transporte de carga, combustível e passageiros, a empresa também vem ampliando sua presença em outras regiões do país. Para o ano fiscal 2025/2026, a expectativa é encerrar o período na mesma faixa, com alta projetada de 20%.
Atualmente, os motores marítimos de trabalho da YANMAR na região Amazônica ocupam 40% de market share, considerando dados de importação da NCM 84081090 (motores marítimos). O resultado vem de uma estratégia consistente que combina tecnologia, robustez e suporte técnico especializado na localidade. Entre os modelos mais vendidos para embarcações de trabalho destacam-se o 6AY (829mhp) e o 6HY (600mhp), reconhecidos pela alta durabilidade e baixo consumo de combustível. A expectativa da empresa é manter o ritmo de crescimento de market share entre 10% e 15% nos anos de 2025 e 2026, na região.
O segmento de motores marítimos e industriais representa cerca de 10% do faturamento da YANMAR no Brasil, reforçando o papel estratégico desses negócios dentro do portfólio diversificado da empresa no país. De acordo com o gerente de Inovação e Marketing da empresa, Wagner Santaniello, o mix de portfólio impulsiona os resultados da companhia no Brasil. “Em um mercado cada vez mais competitivo e vulnerável a oscilações econômicas, a diversificação de portfólio tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes para empresas que buscam crescimento sólido e sustentável. Ao ampliar nossas frentes de atuação e atender a diferentes necessidades dos nossos clientes, é possível não apenas mitigar riscos, mas também fortalecer a nossa presença em setores estratégicos da indústria brasileira”, conta.
Filial em Manaus e sua posição estratégica
Segundo Igor Cabral, gerente da filial de Manaus da empresa, o mercado da região amazônica é estratégico. “Manaus é um pólo natural para o transporte fluvial e concentra uma grande frota de empurradores, balsas e ferrys que dependem de motores de alta confiabilidade. Nossa atuação no Norte reforça o compromisso da YANMAR com os segmentos de trabalho e transporte, ampliando nossa presença para além do agronegócio e da construção civil”, destaca.
Além disso, a unidade tem papel essencial nessa estratégia de diversificação e ampliação de acesso ao produto. Ela contribui para uma logística eficiente de distribuição para todo o território nacional, garantindo agilidade no atendimento a clientes e revendas. O espaço também oferece suporte técnico especializado para revendas e clientes, reforçando o compromisso da YANMAR com a qualidade e o pós-venda. Integrada à matriz em Indaiatuba (SP), a operação em Manaus assegura o mesmo padrão global de eficiência, durabilidade e performance que caracteriza os produtos da marca japonesa.
Presença consolidada na região Norte
Na região Norte, os motores YANMAR estão presentes em diversas embarcações,
reforçando o papel estratégico da empresa em um dos principais pólos logísticos do país.
Entre os clientes que utilizam motores YANMAR em suas operações estão:
- Navemazônia, empresa do grupo ATEM, que utiliza mais de 20 motores YANMAR (modelos 6HYM-WET, 6AYM-WET, 6EY17W e 6N21A-EW de 500mhp até 1.300mhp) em empurradores fluviais que transportam combustível em balsas-tanque.
- SC Transportes, que conta com aproximadamente 12 motores YANMAR (modelos 6AYM-WET de 755 e 829 mhp), além de um novo empurrador em construção que contará com dois motores (modelo 12AYM-WST de 1.400 mhp), utilizados no transporte de combustíveis, grãos, contêineres e carga geral em toda a região Norte.
David Oliveira Fernandes, operador de ferry boats intermunicipais, que possui quatro embarcações equipadas com motores YANMAR (modelo 6AYM-WET de 829 mhp), destinados ao transporte de carga e passageiros dentro do estado do Amazonas.
F. de A. O. dos Reis, cliente que já adquiriu mais de 20 motores YANMAR ao longo dos anos e atualmente opera com duas lanchas de passageiros ( uma equipada com dois motores 6HYM-WET de 500 mhp e outra com um motor 6GY135W de 760 mhp), sendo este último modelo o primeiro modelo em operação fora do mercado japonês.
Modelo de operação
O modelo de operação atual é baseado na importação e distribuição dos motores.
De acordo com o gerente da filial de Manaus, o custo de desenvolvimento local e o volume de produção ainda não justificam a nacionalização, e a importação permite acesso direto à tecnologia de ponta e à manutenção do padrão global de qualidade da marca. “A empresa busca manter o padrão de excelência dos seus motores genuinamente marítimos e, por isso, segue importando seus produtos. No momento, a nacionalização não está no radar, já que qualquer mudança poderia comprometer características essenciais de desempenho e confiabilidade que são marcas da YANMAR”, conta Cabral.
Entre o perfil de embarcações que a YANMAR tem forte presença, destaque para as destinadas ao transporte de grãos, como soja e milho, especialmente nas rotas fluviais da região Norte, que conectam o escoamento agrícola a portos estratégicos do país. Essa integração entre os setores agrícola e marítimo demonstra como os motores da marca contribuem para otimizar a logística do agronegócio brasileiro, fortalecendo a eficiência do transporte de commodities e o desenvolvimento regional.
Com uma estratégia de negócios também voltada para a expansão geográfica, a YANMAR busca ampliar sua presença em mercados-chave como Belém, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Os segmentos prioritários incluem navegação fluvial, cabotagem, apoio portuário e praticagem, além do transporte de carga e passageiros por empurradores, ferrys e lanchas.
Tendências e inovações no mercado de motores marítimos
Com o segmento cada vez mais focado na eficiência operacional e na adoção de combustíveis renováveis, o setor tem demandado soluções que atendam aos padrões ambientais internacionais, como combustíveis alternativos (etanol e metanol) e sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para emissões reduzidas.
Hoje, a YANMAR mantém em operação motores a diesel que seguem rigorosamente os protocolos de emissão vigentes no Brasil, contribuindo de forma significativa para a redução de poluentes e a preservação ambiental. Além disso, a empresa está atenta às tendências globais e à crescente demanda por soluções mais sustentáveis, avaliando constantemente alternativas e inovações que possam tornar seus motores ainda mais alinhados a práticas responsáveis e ao respeito ao meio ambiente. “A YANMAR está na vanguarda desse movimento, desenvolvendo motores movidos com biocombustível e tecnologias que permitirão a transição para um futuro com menor impacto ambiental”, finaliza Cabral.
Sobre a YANMAR
Fundada em 1912, em Osaka, Japão, a YANMAR foi a primeira empresa no mundo a fabricar um motor a diesel compacto para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca atua há mais de 65 anos e tem sede em Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo.
Como pioneira na indústria de motores diesel, a marca é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e motores industriais, máquinas agrícolas, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos.
Pelo pioneirismo da tecnologia líder mundial, a YANMAR tem seis centros de pesquisa em todo o mundo e está presente nos cinco continentes – em mais de 20 países, acumulando 50 unidades e mais de 20.000 funcionários. No Brasil, a marca conta com quatro unidades de negócios e mais de 400 revendedores autorizados. Somente em Indaiatuba, a empresa emprega diretamente mais de 300 pessoas.
Ao longo de sua história, a marca realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre o bem-estar social e ambiental como compromisso.
0 comentário
Greve paralisa embarques agrícolas da Argentina
Falece ex-ministro interino do Mapa e criador de Brahman José Amauri Dimarzio
Etanol inicia fevereiro quase 2,5% mais caro; gasolina também avança, aponta Edenred Ticket Log
Trabalhadores marítimos iniciam greve de 48 horas na Argentina contra reforma trabalhista
Ação da Bayer recua diante de acordo sobre litígio relacionado ao Roundup
Ano do Cavalo: China foca estímulo ao consumo interno, revitalização rural e fortalecimento nas relações com os EUA