União anuncia R$ 10 milhões para compra de produção de agricultores de cidades em emergência no RS

Publicado em 15/06/2017 13:39

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) comunicou, nesta quarta-feira (14), que vai destinar R$ 10 milhões para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares dos municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul.

A compra dos produtos será realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com dispensa de licitação. A quantia será repassada ao governo estadual, que comprará a produção de agricultores, cooperativas e associações locais. O PAA beneficia pessoas atendidas pela rede socioassistencial, pela rede pública e filantrópica, e pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.

"Os produtores das cidades em situação de emergência terão garantia de compra dos seus produtos. As aquisições só poderão ocorrer dentro do próprio estado. Os alimentos serão doados para as entidades socioassistenciais dos municípios atingidos", diz o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, além de incentivar a economia local, a verba deve ajudar famílias em estado de vulnerabilidade no estado. "Realocamos os recursos dentro do nosso orçamento para que os municípios possam comprar dos seus agricultores e direcionar esses alimentos para as pessoas afetadas pela chuva", explicou Terra.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 RS

Fonte: G1 RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros