Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
A partir de agora, produtores rurais associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) terão mais oportunidades para fortalecer a produção, ampliar mercados e aumentar a renda no campo. É que cooperativa recebeu um Plano de Negócios estruturado, com acompanhamento técnico da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seapa). O documento orienta decisões estratégicas e a organização da gestão.
O documento foi apresentado durante reunião na sede da Coopfam em Poço Fundo, com a presença de representantes da Secretaria, da Ocemg e da cooperativa.
Na prática, o Plano funciona como um guia para melhorar a administração, qualificar a comercialização, ampliar vendas e agregar valor aos produtos da agricultura familiar, com reflexos diretos no dia a dia e no rendimento dos cooperados.
Com mais de 400 cooperados, a Coopfam atua fortemente na agricultura familiar e na valorização do café produzido na região. A diretora de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Isabella Gruppioni, explica que o Plano de Negócios foi elaborado a partir de diagnósticos detalhados da realidade da cooperativa, considerando seus desafios, potencialidades e as demandas do mercado, e passa a servir como um guia para decisões administrativas, comerciais e operacionais.
Trabalho compartilhado
Segundo ela, o plano é resultado de um processo contínuo de consultoria técnica que se iniciou em 2024, conduzido pela Ocemg, e apoio da Seapa, desde o diagnóstico inicial até a definição das estratégias. A iniciativa integra um edital da Seapa voltado à seleção de cooperativas da agricultura familiar para receber capacitações, assistência técnica e acompanhamento especializado, com foco no fortalecimento organizacional e estratégico, no âmbito do Programa Estadual do Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar de Minas Gerais (Cooperaf-MG).
O Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria Familiar foi criado pelo Governo de Minas, em 2020, por meio Decreto 47.999. O Cooperaf-MG tem a finalidade de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações voltadas ao desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar e da agroindústria.
Ainda de acordo com Isabella, o Plano de Negócios representa um avanço significativo para a cooperativa. “O documento oferece estratégias administrativas e mercadológicas mais robustas, apontando caminhos para ampliar vendas, melhorar a precificação e fortalecer a gestão interna. A Coopfam passa a ter melhores possibilidades de agregar valor aos seus produtos e de atender de forma mais qualificada seus cooperados”, afirma.
A expectativa é de que a iniciativa amplie a presença da cooperativa e dos produtos nos mercados local e regional, aumentando sua competitividade e gerando mais retorno econômico para as famílias cooperadas.
Os produtores associados já projetam impactos positivos no curto e médio prazo. Com uma cooperativa mais estruturada e preparada para enfrentar os desafios do mercado, a expectativa é de expansão das oportunidades do café, um dos principais itens da base produtiva de regiões como Poço Fundo.
0 comentário
Plano de negócios para expansão fortalece cooperativa e amplia oportunidades para produtores
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Wall St abre em baixa com alta de rendimentos após dados do PIB
Bolsonaro cancela entrevista ao Metrópoles por questões de saúde
Principais BCs realizam em 2025 maior movimento de afrouxamento em mais de uma década
Rússia levanta preocupações com EUA sobre ações na Venezuela, dizem agências de notícias russas