Proposta da UE para acordo agrícola com Mercosul preocupa setor no Brasil, diz Frente Parlamentar da Agropecuária

Publicado em 04/10/2017 11:35

SÃO PAULO (Reuters) - As propostas da União Europeia para o acordo agrícola com o Mercosul estão aquém do esperado e preocupam o setor agropecuário brasileiro, afirmou nesta quarta-feira a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Na terça-feira, a União Europeia apresentou suas propostas de cotas de importação de etanol e carne, dentro das negociações do acordo de livre comércio entre os dois blocos, mas os números estão muito abaixo dos parâmetros estabelecidos como aceitáveis pelo Mercosul paradar início às conversas, disse à Reuters uma fonte que acompanha as negociações.

De acordo com o presidente da FPA, deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), o Brasil chega a pagar tarifas acima de 75 por cento para alguns produtos, o que impede o acesso a mercado.

Para ele, se as tarifas não forem zeradas, o Brasil corre o risco de ficar fora do circuito de exportação para a União Europeia.

"É uma conta lógica. Se houver a redução da oferta agrícola e aumento ou até mesmo a manutenção das tarifas, os nossos produtores não vão conseguir acompanhar o ritmo de exportações", destacou, em nota.

Segundo Leitão, a União Europeia é o segundo maior mercado para as exportações agropecuárias do Brasil. Em 2016, o bloco foi destino de 19,6 por cento das vendas brasileiras, ressaltou o deputado, com receita de 16,7 bilhões de dólares.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno