CNA promove debate sobre financiamento para o agronegócio

Publicado em 18/01/2018 14:46
Agro em Questão acontecerá no dia 1º de fevereiro, em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverá o evento Agro em Questão: Financiamento para o Agronegócio, no próximo dia 1º de fevereiro, na sede da CNA, em Brasília. O encontro vai debater os desafios e alternativas para garantir o crescimento do setor.

A cada safra, fica mais evidente que a sustentação do crescimento da agropecuária brasileira depende da pulverização das fontes de financiamento do setor e da maior inclusão financeira dos produtores rurais, independente do tamanho da propriedade.

O Agro em Questão vai discutir a ampliação do acesso dos produtores ao mercado financeiro, seja por meio do crédito bancário ou de novas fontes de financiamento, como os títulos do agronegócio.

“Hoje, o crédito oficial representa, aproximadamente, 37% dos recursos utilizados na safra brasileira. Esse índice vem caindo todo ano e outras formas de financiamento estão surgindo”, explica o Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi.

A programação será dividida em três painéis: Panorama do Financiamento para o Agronegócio – visão do produtor, Visão do Governo sobre o Financiamento para o Agronegócio e Fontes de Mercado para o Financiamento do Agronegócio.

A abertura do evento contará com a presença do presidente da CNA, João Martins. Entre os palestrantes dos painéis estarão autoridades e lideranças do setor, como o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas, a deputada federal Tereza Cristina e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.

O painel que trata de fontes alternativas de financiamento para a agropecuária contará com a presença do executivo da Ecoagro Securitizadora, Moacir Teixeira, do diretor de Agronegócios do Banco Santander, Carlos Aguiar, e com a diretora de Desenvolvimento de Mercado da Climate Bonds Initiative, Justine Leigh-Bell. A mediação dos debates será feita pelos jornalistas Alexandre Garcia e João Borges.

Os patrocinadores do Agro em Questão são Ecoagro Securitizadora, Pinheiro Neto Advogados e Vaz, Buranello, Shingaki & Oioli Advogados.

Veja a programação no site www.cnabrasil.org.br.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista