Federação Agrária Argentina diz que novas medidas do governo afetam pequenos e médios produtores

Publicado em 04/09/2018 10:09

A Federação Agrária Argentina (FAA) questionou a decisão do governo nacional de implementar um novo esquema de direitos de exportação, as chamadas "retenciones", para todas as exportações argentinas, com o objetivo de levar o déficit fiscal a zero em 2019.

"Mais uma vez, os pequenos e médios produtores são condenados, sem diferenciação dos demais, para sustentar a quebra financeira e o Fundo Monetário Internacional (FMI)", criticou o presidente da entidade, Omar Príncipe, depois de conhecer as novidades anunciadas pelo ministro da Fazenda, Nicolás Dujovne.

Para Príncipe, "não são boas notícias". Ele considerou que o setor "está muito preocupado" e que as medidas nada se aproximam do que os produtores estavam propondo ao Governo nacional nos últimos meses.

"Nós, os pequenos e médios produtores, as economias regionais, o movimento cooperativo, os de menor escala, estamos trabalhando sem acompanhamento, sem financiamento. Essas medidas anunciadas seriam um passo a mais para colaborar para o desaparecimento de muitos produtores e uma maior concentração, como já ocorre em outras cadeias como a leiteira e a suína", concluiu Príncipe.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greves continuam na Argentina e portos estão seguem sem operações; farelo recua na CBOT
Financiamento para energia solar no campo tem projeção de crescimento em 2024 em relação a 2023
Indústria de máquinas e equipamentos tem queda de 27% na receita em março
Motor remanufatutado em máquinas agrícolas é alternativa de economia para o produtor rural
Área plantada com beterraba sacarina cresce na UE, mas doença ameaça lavoura